Dia Nacional do Milho: conheça benefícios para saúde e beleza
Cereal se destaca por ser um alimento versátil, saboroso e com vários nutrientes
Escute essa reportagem
Pamonha, cuscuz, polenta, canjiquinha e tantas outras receitas deliciosas têm o milho como principal ingrediente. O cereal é tão importante para a alimentação que ganhou um dia só para ele. Nesta quarta-feira (24), comemora-se o Dia Nacional do Milho. Além de ser delicioso, ele é um alimento versátil e possui diversos benefícios para a saúde.
A nutricionista Suemar Riani explicou que o milho é rico em carboidratos complexos e fibras.
Leia mais sobre Saúde e bem-estar
“Além disso, sua absorção lenta no organismo, não deixa elevar os níveis de glicose do sangue, ajuda no controle do colesterol, na saúde intestinal e também contribui para o emagrecimento”.
Ela continuou: “Os minerais presentes no cereal, como magnésio, potássio e zinco, ajudam no sistema nervoso e hormonal e contribuem para o fortalecimento dos ossos e da imunidade. A vitamina A faz bem para a pele e para a visão”, finaliza.
Envelhecimento
A nutricionista Thamires Favato citou que, entre os vários benefícios, consumir milho contribui para a saúde dos olhos e da pele, reduz os efeitos do processo de envelhecimento e auxilia no emagrecimento.
“O milho, sendo preparado sem a adição de gorduras e excesso de sal, pode ser um excelente aliado para o emagrecimento. Por ser rico em fibras, aumenta a saciedade, controla o açúcar do sangue e reduz a vontade de beliscar”.
Além disso, de acordo com Thamires, ele também é rico em vitamina C e licopeno. “Juntos contribuem para a saúde da pele, reduzindo os radicais livres e auxiliando na produção de colágeno”.
Confira os benefícios
1- Retarda o envelhecimento
O milho é riquíssimo em antioxidantes como a vitamina C, que ajuda o nosso corpo a produzir mais colágeno e a combater os radicais livres, contribuindo desta forma com o retardo do envelhecimento.
2- Saúde da pele
Além de ser rico em vitamina C, o milho é rico em licopeno.
Juntos contribuem para a saúde da pele, reduzindo os radicais livres, auxiliando na produção de colágeno e na melhora da pele.
3- Ajuda a emagrecer
O milho, sendo preparado sem a adição de gorduras e excesso de sal, pode ser um excelente aliado para o emagrecimento por ser rico em fibras, o que aumenta a saciedade, controla o açúcar do sangue e reduz a vontade de beliscar.
4- Beneficia o sistema imunológico
Por ser rico em carotenoides, o milho ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
Essa substância dá origem aos tons de amarelo e vermelho presentes nos alimentos e, quando ingerida, fortalece o corpo, prevenindo e amenizando diversas doenças.
5- Reduz os níveis de colesterol e hipertensão
Ele é rico em fibra, portanto ajuda a reduzir o colesterol sanguíneo, fortalecendo a saúde cardiovascular.
6- Garante energia
É rico em carboidrato, portanto garante o fornecimento de energia para atividades do dia a dia.
Não deve ser consumido em excesso, pois na falta de atividade física também pode gerar o aumento de peso.
7- Ajuda a melhorar o trânsito intestinal
Por conter fibras, o milho é um ótimo alimento para quem tem o intestino preso.
Suas fibras favorecem a formação das fezes, aumentam o bolo fecal e ajudam na manutenção da microbiota intestinal.
8- Protege contra doenças cerebrais e cardiovasculares
Por ser fonte de carboidrato, o milho melhora a disposição física e mental. Esse nutriente é essencial para fornecer energia para o cérebro e para o corpo.
Além disso, é rico em vitamina B3, importante para energia celular, e rico em magnésio, que auxilia no bom funcionamento cardíaco.
9- Redução do risco de diabetes
O milho é fonte de fibras e essas controlam o açúcar do sangue. Desta forma, é possível reduzir o risco de desenvolver diabetes.
10- Ajuda a prevenir doenças nos olhos
Por conter boas quantidades de zeaxantina e luteína, que são carotenoides, o milho possui ação antioxidante e mantém a saúde dos olhos, pois protege contra os danos causados por raios solares e também pela luz azul emitida por eletrônicos, prevenido doenças nos olhos como a catarata, por exemplo.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários