X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

#QueroIr

Vagas de trabalho abertas nas montanhas


Ouvir

Escute essa reportagem

Vagas de trabalho abertas nas montanhas 

Enquanto estatísticas apontam elevado índice de desemprego no País, a hotelaria e o meio rural das montanhas capixabas se ressentem da carência de mão de obra. Há vagas abertas e dificuldade de preenchê-las. Para o empresário Roberto Galvêas, que atua na região de Pedra Azul (Domingos Martins), alguma coisa está fora da ordem. “Eu e outros empreendedores enfrentamos dificuldades tanto para hotelaria quanto para o trabalho em fazenda e sítio”, frisa. Aponta que isso pode comprometer o ambiente da retomada produtiva pós-pandemia. E destaca outro entrave: parte do pessoal que se habilita não tem bons antecedentes.

Turismo Experiência

As boas taxas de ocupação na hotelaria capixaba – chegou à média de 58% durante meses de verão – animam o setor. Muitos acreditam que o pior da pandemia “já passou”. E que a tendência agora é a expansão do chamado “Turismo Experiência”, feito em áreas mais próximo e de forma interativa com a comunidade visitada e seus costumes culinários e religiosos. “Veja o Buda de Ibiraçu, saboreie o pastel com caldo de cana de lá”, ilustra o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo, Nerleo Caus. 

A propósito

Reflexo do confinamento dos últimos dois anos, a hotelaria busca agora uma forma de colocar o hóspede em espaços mais abertos nas áreas urbanas. “Janelas maiores e varandas amplas, o ar livre em vez do ar-condicionado, é uma tendência que se consolida”, frisa Nerleo Caus. 

Trincheiras de Amylton

Fãs do inesquecível crítico de cinema Amylton de Almeida agora se juntam aos admiradores de Jeanne Bilich – considerada a “dama do jornalismo capixaba” – e que acaba de nos deixar.  Clamam pela reedição do livro “As Múltiplas Trincheiras de Amylton de Almeida”, lançado em 2005. Coincidência: Jeanne faleceu no dia da entrega do Oscar, data em que Amylton sempre reunia amigos, em Vitória, para acompanhar a festa de Hollywood com estilo e glamour. 

Pela Amazônia

Números alarmantes sobre desmatamento na Amazônia, nos últimos anos, uniram nove ex-ministros do Meio Ambiente, entre eles o capixaba José Carlos Carvalho, que comandou o ministério no governo Fernando Henrique Cardoso. Formularam um documento enviado ao STF manifestando preocupação com leis que flexibilizam atividades em áreas preservadas. 

Brado do Mansur

Pioneiro na divulgação das notícias sobre o nosso meio rural, o jornalista Ronald Mansur anda preocupado com extermínio de árvores, castanheiras principalmente, em Vila Velha. “Utilizam o herbicida tordon, usado na guerra do Vietnã, para envenenar. Depois abatem as árvores”, aponta.

Pacotaço de livros

Neste mês deve ser divulgada licitação pública para a compra de 181 mil livros físicos destinados às escolas da rede estadual, da educação infantil ao ensino médio. Recentemente, a Prefeitura de Vila Velha fez a compra de 31 mil livros de autores capixabas para bibliotecas.

Fora do tom

De um leitor da coluna impressionado com o tom “sempre sacerdotal” da jornalista internacional Ilze Scamparini. “Na TV, ela fala dos horrores da guerra na Ucrânia como fosse uma homilia do Vaticano”, compara.

Imagem ilustrativa da imagem Vagas de trabalho abertas nas montanhas
|  Foto: A Tribuna

CORRIDA NO MESTRE ÁLVARO – Ganha quem subir mais rápido da base ao topo de uma montanha. Esse é o conceito do skyrunning, evento com competidores locais e internacionais que será realizado pela primeira vez nos 833 metros de altura do Mestre Álvaro, na Serra, entre os próximos dias 15 e 17. Haja fôlego. Encaras?

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: