X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

#QueroIr

Supera


Ouvir

Escute essa reportagem

Lideranças de oposição na Câmara receberam com empolgação a decisão de Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a execução das chamadas “emendas de relator” no orçamento de 2021. 

Conhecidas como RP-9, essas emendas fazem parte do orçamento paralelo, utilizado pelo governo Bolsonaro para engordar os recursos destinados a aliados no Congresso. Para o segundo turno da PEC dos Precatórios, avaliam políticos, o cenário se torna mais otimista para a oposição.

Histórico 

“Trata-se certamente de uma das decisões mais importantes do STF nos últimos anos”, diz Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição na Câmara. Sobre a PEC, ele diz que a expectativa muda “primeiro, porque o que foi prometido em primeiro turno não poderá ser entregue. Segundo, porque as promessas de segundo turno não poderão ser cumpridas”.

Visão 

Bohn Gass, líder do PT na Câmara dos Deputadps, concorda. “A RP-9 não é transparente, não é democrática. É o desvirtuamento da política da República brasileira. Tem dois tipos de parlamentares, um deles é o dos deputados que ganham recursos por votar nas maldades do governo, contra o povo”, afirma.

Todo mundo... 

Parlamentares acreditam em enfraquecimento político significativo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do governo do presidente Jair Bolsonaro com a decisão da ministra do STF Rosa Weber.

...vai sofrer 

Sem a possibilidade de oferecer recompensas aos deputados em forma de emenda, as barganhas por votos devem estagnar, dizem.

Infiel 

Outro ponto destacado é o de que a medida do STF devolve aos líderes de partidos a possibilidade de controle das suas bancadas, na medida em que as emendas sempre estavam na frente nas tratativas.

Presente 

A exibição do longa “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, no assentamento Jacy Rocha do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em Prado, na Bahia, no sábado, contará com a presença do estafe de Lula (PT) e políticos de PCdoB e PSB.

Convidados 

Advogados do ex-presidente, seu fotógrafo oficial, Ricardo Stuckert, e seu filho, Fábio, participarão do evento. Lula não deve comparecer. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), e os deputados Marcelo Freixo (PSB-RJ) e Orlando Silva (PCdoB-SP) também estarão lá.

Fria 

Colegas procuradores de Deltan Dallagnol com passagens na Lava a Jato em Curitiba, Rio de Janeiro e no Distrito Federal criticam nos bastidores a possibilidade dele entrar na política partidária e disputar as eleições de 2022.

Contágio 

Para os investigadores, após a Vaza a Jato e as acusações de parcialidade nos casos de Curitiba, a ida para a política deve espalhar a suspeita sobre a atuação do Ministério Público Federal (MPF) em outros casos importantes.

Inimigos 

Os procuradores também acreditam que a exoneração do MPF pode dar munição aos antilavajatistas do Congresso que debatem a PEC sobre mudança no Conselho Nacional do Ministério Público e prejudicar julgamentos em andamento no CNMP  – entre eles o que pode resultar na demissão de 11 procuradores da Lava a Jato do Rio.

Uai 

O deputado Vinicius Poit (Novo-SP) lançará sua pré-candidatura ao governo de São Paulo no próximo dia 27 em um evento em Ribeirão Preto, no interior do estado, com a presença do governador de Minas, Romeu Zema.

Café com leite 

Poit aproveitou a passagem do governador mineiro pela cidade paulista para compromisso pessoal e resolveu organizar o lançamento de sua candidatura. A escolha da cidade visa aumentar a capilaridade da pré-campanha no interior.

Onda 

O pré-candidato tem se aproximado do colega de partido e pretende utilizar sua popularidade para aumentar o alcance do seu nome no estado.

Outra vez 

O Twitter suspendeu nova conta criada pelo bolsonarista Allan dos Santos. O fundador do Terça Livre, que anunciou o encerramento de suas atividades, criou a conta @allannoexilio depois que as suas contas foram tiradas do ar por decisão de Alexandre de Moraes, do STF, no inquérito sobre a existência de milícias digitais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: