X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

#QueroIr

Ensino a distância ajuda a democratizar graduação

Número de alunos de graduação a distância cresceu 365,5% entre 2011 e 2020, segundo dados do censo da Educação Superior


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ensino a distância   ajuda a democratizar graduação
Faculdade estácio: modalidade de ensino a distância permite que mais pessoas, de diferentes regiões e classes sociais, possam estudar |  Foto: Divulgação

É possível calcular a distância a ser percorrida para transformar um sonho em realidade? A resposta é sim. 

Para muitos estudantes, o sonho de cursar a graduação só é possível pois a modalidade de ensino a distância oferece um preço acessível, flexibilidade e mobilidade, já que não é necessário ir ao polo todos os dias, somente em período de avaliação.

Garra, persistência e disciplina foram as palavras-chave que nortearam os estudos da técnica imobiliária Irene Dias, formada em 2019 no curso EAD da Estácio, de Porto Alegre, capital do  Rio Grande do Sul. 

“O EAD me exigiu muito controle, organização, foco e força de vontade. Mas sem o ensino a distância talvez eu não conseguisse atingir os meus objetivos. A modalidade foi fundamental para a minha formação por conta de vários aspectos”, relata a ex-aluna. 

Para Irene, além de estudar e participar dos fóruns na plataforma, uma coisa que fez a diferença foi ir além do que era pedido e, num gesto proativo da sua parte, começar a se interessar e a participar ativamente das ações do Núcleo de Práticas de Gestão, que é a Empresa Júnior da instituição. Hoje, Irene atua na sua área de formação. 

O EAD cresce à medida que permite que mais pessoas, de diferentes regiões e classes sociais, tenham condições de materializar um dos sonhos mais comuns aos brasileiros: o de estudar. 

Imagem ilustrativa da imagem Ensino a distância   ajuda a democratizar graduação
DOCENTE em estúdio EAD: praticidade e economia para o aluno |  Foto: Divulgação

Segundo o censo da Educação Superior (2020) promovido pelo Inep, o número de ingressantes de graduação a distância segue uma tendência de crescimento contínua entre 2011 e 2020, o que representa incremento de 365,5%.

“O crescimento do EAD se deve a três grandes grupos de alunos, com tamanhos semelhantes. O primeiro são os que perderam o financiamento público, logo a condição financeira para cursar o presencial. A esses, somamos as pessoas que estão em municípios de pequeno porte, longe dos grandes centros, que não teriam condições de receber um campus, mas que comportam um polo EAD”, afirma André Borges, Gestor Acadêmico EAD da Estácio.  

“Temos ainda uma massa de milhões de pessoas que concluíram o ensino médio, mas que não ingressaram no ensino superior. Essas pessoas estão vendo colegas buscando, com sucesso, uma educação adicional em diferentes momentos da vida e estão voltando a estudar”.

Imagem ilustrativa da imagem Ensino a distância   ajuda a democratizar graduação
Recepção do polo EAD de Guarapari |  Foto: Divulgação

Mais de 500 mil alunos em todo o País

Imagem ilustrativa da imagem Ensino a distância   ajuda a democratizar graduação
André Borges, Gestor Acadêmico EAD da Estácio: “Chegamos a municípios com menos de 100 mil habitantes” |  Foto: Divulgação

A Estácio, instituição que é uma das pioneiras na modalidade EAD e um dos mais relevantes players de educação digital do País, conta com mais de 500 mil alunos (graduação e pós), em quase dois mil polos espalhados pelo País, alguns em cidades com menos de 100 mil habitantes em que o aluno tem à disposição cursos com uma qualidade que antes era inacessível.

No ensino digital da instituição, metodologias e conteúdos nativos digitais de alto padrão acadêmico promovem um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas com conteúdos interativos, infográficos e vídeos, games e podcasts em uma plataforma disponível on e offline.

A flexibilidade do EAD contribui para democratizar o ensino e, com isso, dá pistas de como resolver um dos maiores problemas do País, que é o acesso à educação. Em muitas localidades do Brasil, lembra André Borges, Gestor Acadêmico EAD da Estácio, os alunos têm à disposição cursos com uma qualidade que antes era inacessível para ele. 

“Chegamos a municípios com menos de 100 mil habitantes. A instituição enxerga que o crescimento da procura por cursos nessa modalidade é reflexo de uma sociedade que deseja se capacitar profissionalmente ao mesmo tempo em que rompe barreiras econômicas e geográficas impostas por um País de tantas realidades”.

No Estado, além dos campi, a instituição possui Polos de Ensino Digital na Região Metropolitana da Grande Vitória (nos municípios de Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição da Barra, Linhares, São Mateus, São Gabriel da Palha, entre outros. 

Saiba mais

    • Cursos disponíveis
    • Acesse estacio.br e conheça os cursos e formatos de ensino disponíveis para graduação e pós-graduação na Estácio.

    Comentários

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

    SUGERIMOS PARA VOCÊ: