Vitória já registra chuva acima da média histórica para outubro
Climatempo alerta para risco de temporais
Escute essa reportagem
Após o período de estiagem que colocou o Espírito Santo em estado de atenção, o mês de outubro chega ao fim com chuva acima da média histórica para a cidade de Vitória. Até segunda-feira (28), a capital capixaba já havia registrado 139,9 milímetros de chuva, de acordo com a empresa Climatempo.
A empresa destacou que o volume de chuva esperado para todo o mês em Vitória era de 123,9 milímetros.
A expectativa é que a quantidade de chuva fique ainda mais acima da média para o período, já que a previsão é tempo chuvoso até o fim do mês.
Nesta terça-feira (29), há alerta de temporais no Espírito Santo. A Climatempo informa que Vitória e cidades próximas podem registrar tempestades severas.
No entanto, a chuva não deve ficar concentrada apenas na Grande Vitória. Segundo a empresa, o litoral Norte pode registrar volume de chuva acumulado superior a 150 milímetros nos próximos dias, elevando o risco de enchentes e de alagamentos.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) explica que a chuva é causada por conta da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse sistema ainda deve manter a atuação na quarta-feira (30), causando chuva em momentos do dia por todas as regiões do Estado.
A instabilidade deve começar a diminuir apenas na quinta-feira (31), mas ainda são esperadas chuvas em momentos do dia nas regiões capixabas.
Comentários