X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Novembro deve ser com chuva abaixo da média no ES

Boa parte do país deve ter chuva acima da média durante o mês


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novembro deve ser com chuva abaixo da média no ES
Sol: novembro deve ter chuva abaixo da média no Espírito Santo |  Foto: Freepik

O El Niño, que causou temporais na região Sul do país durante o inverno, deixando várias cidades embaixo d'água e provocando dezenas de mortes, provocou o efeito inverso no Norte, causando secas históricas nos rios da Amazônia.

Mesmo com a chegada da primavera, os efeitos do fenômeno climático permaneceram e devem seguir assim pelo menos até maio do ano que vem. Com isso, a previsão para o mês de novembro é de chuvas acima da média nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e abaixo da média no Norte e Nordeste.

Leia mais notícias de Tempo e Temperatura aqui

"A previsão é que o El Niño influencie o clima no país até o ano que vem. A probabilidade é de 50% de ainda continuar até pelo menos maio. Depois disso, começará a diminuir", diz a meteorologista Dayse Moraes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com o Inmet, em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste a previsão indica chuva acima da média, com volumes que podem superar 200 mm. Apenas Minas Gerais e Espírito Santo devem ter pouca precipitação no mês.

No Sul, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os volumes de chuva podem ficar acima de 160 mm, o que manterá o solo úmido.

Nessas regiões, existe a possibilidade de temporais localizados, que podem provocar transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra, queda de granizo, raios e rajadas de vento.

Por outro lado, Norte e Nordeste devem continuar sofrendo com o clima seco, com acumulados abaixo de 80 mm no Norte e 40 mm no Nordeste, o que deve manter o nível dos rios ainda baixos na região amazônica.

"O período chuvoso no Norte começa agora. Mas a previsão é que no trimestre de novembro a janeiro deva chover de 800 mm a 900 mm, o que é pouco. A média normal para novembro na região é em torno de 260 mm a 300 mm, mas a previsão é de apenas 80 mm este ano", diz a meteorologista.

O Inmet ainda prevê que em áreas do Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os baixos volumes de chuva previstos ainda vão manter os níveis de água no solo baixos, exceto em áreas do sul do Tocantins e extremo oeste da Bahia, onde haverá uma ligeira recuperação da umidade no solo. "Essa condição poderá impactar a evolução do plantio e desenvolvimento inicial dos cultivos de primeira safra que já estão em andamento", destaca o instituto.

Temperatura sobe em todo o país

Se a chuva sofrerá a influência direta do El Niño e ficará irregular pelo país, o mesmo não pode ser dito da temperatura. Segundo o Inmet, a previsão é que o mês de novembro seja com temperaturas acima da média em todas as regiões, principalmente em áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, onde as médias podem superar os 28ºC.

Sul e Sudeste também devem ter dias mais quentes, no entanto, a temperatura deve amenizar após dias seguidos de chuva, com a média ficando inferior a 24ºC.

Em São Paulo, as madrugadas seguirão mais frescas, alternando entre 14ºC em dias mais chuvosos e 27ºC em dias secos. Enquanto isso, as máximas ficarão entre 21ºC e 30ºC durante as tardes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: