Novembro com mais chuva e calor até 3 graus acima da média no ES
Mês já começou com chuva e, segundo meteorologistas, tempo se mantém chuvoso e quente até o final de novembro
Escute essa reportagem
É bom garantir o guarda-chuva na bolsa durante este mês! Novembro começou chuvoso em todo o Espírito Santo e a previsão é que o mês siga assim, com temperaturas até 3 graus acima da média.
Segundo a Climatempo, já choveu 87 milímetros em Vitória neste mês, até ontem, o que representa 46% da média normal para novembro. São esperados, em média, 189 mm na capital este mês.
Normalmente, novembro é mais chuvoso, conforme explica Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, já que a primavera marca a transição entre o período seco e as chuvas de verão.
Mas as chuvas começaram ainda na segunda quinzena de outubro, devido à Oscilação Madden-Julian – onda atmosférica que atravessa o globo trazendo umidade e favorecendo chuvas nas regiões por onde passa.
“Essa oscilação passou a impactar diretamente o clima do Brasil. Ou seja, mandando mais chuva para as regiões Centro-Oeste e Sudeste. A oscilação potencializou, principalmente, essas instabilidades que se formam no interior do continente e se deslocam para a região Sudeste, pegando todo o Espírito Santo”, explicou.
Essa oscilação, aliada às frentes frias, trouxe ainda mais instabilidade ao Estado, de acordo com o especialista, o que deve permanecer durante todo o mês.
“Devemos ter um novembro com chuva dentro do que é esperado para o mês, um pouco acima é em torno de 10 a 30 milímetros acima do que é esperado”.
Em relação à temperatura, na faixa Centro-Sul do Espírito Santo, região que engloba a capital, a média das temperaturas, segundo Guilherme, deve ficar entre 31ºC e 33ºC, podendo chegar a 35ºC.
Já na faixa Norte do Estado, região que faz divisa com sul da Bahia, os termômetros devem marcar entre 33ºC e 35ºC, podendo chegar à marca de 37ºC.
“Para novembro, vamos continuar com o clima quente e abafado. Justamente porque a gente tem, querendo ou não, essa cobertura de nebulosidade presente por muitos dias. Então, a circulação dos ventos deixa o tempo quente e meio abafado. Isso ocorre porque, nesta época do ano, temos mais incidência de radiação solar. O dia já é maior, o que contribui para a subida das temperaturas”.
Para hoje, de acordo com o Incaper, na Grande Vitória é esperado sol entre nuvens e chuva passageira, com a temperatura mínima de 21°C e máxima de 29°C.
Chance para aumentar nível de reservatórios
Depois de um período marcado por seca, tanto no outono quanto no inverno, as chuvas do final de outubro e deste mês já mudaram as vazões dos rios que abastecem a Grande Vitória.
No rio Santa Maria da Vitória, a vazão média mensal recente está em 41.098 litros por segundo (l/s), conforme apontou o boletim da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) ontem. Comparada com setembro, quando a vazão chegou 3.816 l/s, o aumento da vazão foi maior do que 10.
No rio Jucu, o aumento também foi expressivo (36.655 l/s), chegando quase a ser cinco vezes maior do que foi apresentado em setembro, quando a vazão chegou a 7.682 l/s.
A previsão de chuva para os próximos dias, segundo o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges, tende a aumentar ainda mais os níveis dos reservatórios.
“Essa chuva, mesmo que forte, tem vindo há muitos dias e tem se prolongado. Isso vai favorecendo a recuperação do solo. As chuvas da primavera ajudando na recuperação dos reservatórios, quando chegar o verão, pode ter mais chuva ainda que vai ajudar a manter os níveis dos reservatórios”.
Em setembro, como medida para evitar o desperdício de água e reduzir o consumo devido ao período de estiagem, foi publicada, no Diário Oficial, a resolução nº 003/2024, que trouxe restrições, como proibição de irrigação de gramados e jardins; umectação de vias públicas e outras fontes de emissão de poeiras, exceto quando a fonte for o reúso de águas residuais tratadas.
Comentários