X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Natal no Espírito Santo vai ser com chuva?

Cenário dos próximos dias será marcado pela combinação de altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar, dizem meteorologistas


Ouvir

Escute essa reportagem

O Espírito Santo terá um clima predominantemente chuvoso nos próximos dias, até o Natal.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as instabilidades atmosféricas causadas por frentes frias vão manter o padrão de pancadas de chuva em grande parte do Estado, com maior intensidade nas regiões Norte e Sul.

De acordo com o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, o cenário dos próximos dias será marcado pela combinação de altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar.

“Essa junção cria condições ideais para a formação de nuvens carregadas, principalmente durante as tardes e noites, resultando em pancadas de chuva isoladas, típicas do verão, que podem ser intensas em alguns momentos”, disse.

A partir de quarta-feira (18), a região Norte deve registrar pancadas de chuva com acumulados diários de até 20 mm.

As temperaturas vão oscilar entre 23ºC e 31ºC, mantendo uma sensação térmica alta devido à umidade. O Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas até esta terça-feira (17), com previsão de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h.

No Sul do Estado, os impactos da frente fria serão mais significativos. Desde segunda-feira (16), as chuvas têm sido intensas, e os acumulados podem ultrapassar 50 mm por dia.

Na região, o Inmet elevou o nível de atenção para alerta laranja, prevendo tempestades com volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Riscos

Na Grande Vitória, tempestades isoladas devem ocorrer a partir desta terça, com pancadas de chuva ao longo do dia. A previsão indica maior intensidade no período da tarde e noite, condição que deve permanecer até o final de semana. As temperaturas variam entre 24ºC e 32ºC.

Diante disso, a meteorologista do Inmet, Cláudia Valério, enfatizou a importância de acompanhar os boletins diários oficiais.

“Com o solo já saturado em diversas regiões, o risco de ocorrências como deslizamentos e enchentes cresce consideravelmente. A população deve redobrar a atenção e seguir as orientações dos órgãos competentes”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: