Fumaça vai acabar? Frente fria chega ao Brasil e avança para o Sudeste
Climatempo informa que a frente fria vai trazer chuva para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste
Escute essa reportagem
Uma frente fria chega ao Brasil pelo Sul e deve seguir em direção aos estados localizados na região central do País nos próximos dias. A empresa Climatempo prevê que esse sistema deve trazer alívio em algumas áreas afetadas pelo calor extremo e pela fumaça das queimadas na Amazônia que se espalharam pelo território brasileiro.
No entanto, a empresa informa que esse alívio deve ser temporário e a frente fria não deve conseguir dissipar completamente o bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor. A tendência é que as temperaturas voltem a subir após a passagem desse sistema.
A frente fria vai trazer chuva para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste. As temperaturas também devem cair nessas regiões. No Sul, a redução das máximas deve ser mais significativa, enquanto que no Centro-Oeste a queda deve acontecer no final de semana.
No Sudeste, o calor extremo diminuiu principalmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul do Minas Gerais. Nessas localidades, a temperatura fica mais amena.
Há possibilidade de chuva preta, que ocorre quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva. O fenômeno pode ocorrer no Sul e no Sudeste.
O bloqueio atmosférico que originou a onda de calor continua ativo no centro-norte do País e, após o deslocamento da frente fria para o Atlântico, a massa de ar quente volta a se espalhar na região central do Brasil, conforme a Climatempo.
Comentários