X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Tribunal de Contas do ES: novo conselheiro deve ser escolhido segunda

Edital foi aberto na quarta-feira (28) pelo presidente da Assembleia, Marcelo Santos. Deputados vão escolher membro da Corte de Contas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Tribunal de Contas do ES: novo conselheiro deve ser escolhido segunda
Tribunal tem vaga aberta desde a aposentadoria de Sérgio Borges. Corte é responsável por fiscalizar municípios |  Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), publicou nesta quarta-feira (28) edital para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), a ser definido pelos próprios deputados. A expectativa é de que a eleição aconteça na próxima segunda-feira (04).

Os deputados podem, portanto, inscrever nomes que considerem adequados para exercer o cargo de conselheiro, que vai ocupar a vaga deixada por Sérgio Borges, aposentado desde janeiro, quando completou 75 anos.

Leia mais sobre Política

A tendência confirmada nos bastidores por quase todos os 30 deputados da Casa é de que o secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, deverá ser o nome escolhido na próxima segunda-feira.

“A certeza de que será votado na segunda-feira é 99%. Só não acontecerá se houver algum tipo de contratempo”, disse um parlamentar à reportagem.

A figura de Diniz tem sido defendida nos bastidores pelo governador Renato Casagrande (PSB). Em certo período, o nome do próprio Marcelo Santos despontou como favorito, mas ele recuou, já que possui planos políticos para 2026, quando quer se candidatar a uma vaga à Câmara Federal.

Segundo nota divulgada por Marcelo Santos, a escolha do conselheiro será por votação secreta e o nome indicado terá de atingir a maioria dos votos dos deputados que estiverem presentes durante a sessão no plenário da Assembleia.

De acordo com informações publicadas por Plenário, Davi Diniz já teria se articulado com os deputados estaduais e conseguido entre 24 e 26 assinaturas. Ele visitou gabinetes e até residências de parlamentares no interior do Estado para colher os nomes.

Além de Diniz, também existe a expectativa de que outros nomes sejam indicados para concorrer, possibilidade que o presidente Marcelo Santos tem evitado que aconteça, já que ele chegou a admitir que a ideia que ele tinha era buscar nome único para o cargo.

A oposição da Casa, por exemplo, não estaria confortável de votar favorável ao candidato do governo do Estado e pretenderia, por conta disso, indicar outro nome, que não seja necessariamente de dentro da Assembleia.

Os deputados estaduais têm até as 10 horas de segunda-feira para inscrever os nomes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: