X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Osvaldo Maturano vai presidir a Câmara de Vila Velha

Chapa protocolada pelo vereador foi a única. Articulação envolveu o prefeito e parlamentares veteranos na Casa


Ouvir

Escute essa reportagem

O novo presidente da Câmara de Vila Velha, a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, será Osvaldo Maturano (PRD). A chapa encabeçada pelo vereador reeleito foi a única registrada dentro do prazo previsto pelo regimento da Câmara.

Imagem ilustrativa da imagem Osvaldo Maturano vai presidir a Câmara de Vila Velha
Maturano foi um dos cinco interessados, mas único com apoio do prefeito |  Foto: Divulgação/ câmara de vila velha

O regulamento que rege o parlamento canela-verde tem uma particularidade em relação a outras Câmaras: há a previsão de que as chapas para a Mesa Diretora devem ser protocoladas até oito dias antes da eleição da Mesa, ou seja, até o último dia 23.

A única que se registrou dentro deste prazo foi a liderada pelo vereador do PRD, que era um dos cinco que estavam no páreo. Além dele, a chapa é composta por Hércules Silveira (PP), como 1º vice-presidente; Alex Recepute (PRD), como 2º vice-presidente; Léo Pindoba (Podemos), como 1º secretário; Carol Caldeira (DC) como 2ª secretária; e Ademir Pontini (MDB), como 3ºsecretário.

Também foram cogitados para o comando da Câmara os nomes de Rogério Cardoso (Podemos), Ivan Carlini (Podemos) Joel Rangel (Podemos), e Patrícia Crizanto (PSB). Todos os citados são, assim como Maturano, aliados do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), mas o apoio expresso do prefeito a Maturano acabou sendo determinante.

Um grupo contrário a Maturano, formado por 10 vereadores, chegou a ser formado, mas perdeu força após Arnaldinho se manifestar a favor do parlamentar. Agora, apenas Pastor Fabiano (PL) e Rafael Primo (PT) ainda não deram “apoio expresso” ao futuro novo presidente. “Amanhã (hoje), tenho agenda com Rafael para conversarmos”, relatou Maturano à reportagem.

O futuro novo presidente destacou também que sua experiência como parlamentar foi apenas um dos fatores levados em conta para sua escolha. “É uma soma de vários pontos, mas sim, a experiência também foi um fator levado em conta”, completou.

Maturano está indo para seu quarto mandato consecutivo, sendo vereador desde 2013. No mandato atual, ele ocupa, desde o início do ano passado, o posto de vice-presidente na Mesa Diretora, além de ser líder do governo na Casa de Leis municipal e presidente da Comissão de Finanças da Câmara.

Horários e locais das cerimônias de posse em oito prefeituras

Todas no dia 1º

Todas as cerimônias de posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores estão programadas para ocorrer no dia 1º de janeiro. Abaixo, os locais e horários da cerimônia em cada município:

Vitória

A reportagem demandou a prefeitura, que informou que as informações seriam repassadas pela Câmara.

O presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (PP), informou que “regimentalmente, a cerimônia de posse ocorre na Câmara de Vitória, com o vereador mais votado daquela legislatura presidindo a sessão, às 17 horas”.

Serra

A cerimônia de posse será às 16 horas na Câmara da Serra.

Segundo a assessoria do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT), também será realizada uma “solenidade de passagem” na prefeitura, entre Meireles e o atual prefeito, Sergio Vidigal (PDT).

Vila Velha

A cerimônia de posse será às 16 horas, no Centro de Convenções de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica.

Cariacica

A cerimônia de posse será às 9 horas e realizada em frente à Prefeitura de Cariacica.

Viana

A cerimônia de posse será às 10 horas, na Câmara Municipal de Viana, em Viana Sede.

Cachoeiro de Itapemirim

A cerimônia de posse será às 15 horas, na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Guarapari

A cerimônia de posse será às 9 horas, no Sesc de Guarapari.

Linhares

A cerimônia de posse será realizada no auditório da Escola Emir de Macedo Gomes (Av São Mateus, 1679, Bairro Shell), às 14 horas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: