Novo procurador-geral de Justiça do ES promete reforço no combate à corrupção
Francisco Berdeal tomou posse, prometeu investimento em tecnologia e disse que edital de concurso sairá nos próximos meses
Escute essa reportagem
O Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) tem nova liderança. Foi empossado nesta quinta-feira (02) o novo procurador-geral de Justiça (PGJ), o promotor de Justiça, Francisco Martínez Berdeal.
No evento, ele prometeu reforço no combate à corrupção, principalmente com investimento tecnológico. Além disso, o novo PGJ também prometeu que, em breve, será lançado edital para um concurso público visando o ingresso de novos servidores no órgão.
A solenidade foi marcada pela presença de diversas autoridades. Berdeal, a partir desta sexta-feira (03), substitui Luciana Andrade, que esteve à frente da instituição nos últimos quatro anos.
Em seu discurso, o novo PGJ destacou que, atualmente, 60% dos promotores de Justiça atuam na área criminal e disse que o MP-ES irá investir no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para aquisição de ferramentas de tecnologia.
“Para que possamos fortalecer o combate ao crime de lavagem de dinheiro”, afirmou. Já a respeito do concurso público, Berdeal disse que a intenção é que o edital seja publicado nos próximos meses.
“Queremos concurso não só para servidores, mas também para membros. A Assembleia Legislativa aprovou lei que estruturou o MP-ES para os próximos 20, 30 anos. Estamos no processo de realização do concurso para servidores, será nos próximos meses. Ainda não temos edital, mas vamos avançar nisso para fortalecer nossa atuação”, pontuou.
Sede
Além disso, Berdeal disse que há a vontade de que uma nova sede para o Ministério Público seja adotada, já que existiria a necessidade de aumentar o espaço de uso para o órgão. Ele disse que ainda irá analisar o projeto e a possibilidade.
“Obviamente que o Ministério Público deseja ter um espaço mais adequado, até porque no evento de hoje (quinta, 02), em uma solenidade de posse, tivemos que achar outro lugar, já que não temos um auditório adequado para isso. Temos esse sonho, não vou dizer que será realizado agora, mas podemos realizar o sonho um dia”, afirmou o novo PGJ.
União e fortalecimento dos Poderes
O governador Renato Casagrande (PSB), durante o discurso na solenidade de posse do novo Procurador-Geral do Ministério Público do Espírito Santo, Francisco Martínez Berdeal fez questão de falar em diálogo, união e fortalecimento dos Poderes.
Esse discurso vem sendo adotado pelo governador já há algum tempo, mas ganhou força depois dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
“Fiz uma escolha muito difícil entre três nomes muito preparados. Mas é preciso dizer que Francisco vai dialogar com a sociedade, e é importante em um momento de tanta disputa institucional no Brasil. Estamos tendo a capacidade de manter a harmonia em instituições”, ressaltou o governador.
Ainda, o governador aproveitou para criticar a polarização eleitoral. “Nós temos que romper efetivamente do País a capacidade de não conviver com quem pensa diferente. A beleza da vida é pensar diferente. As diferenças que poderão existir dentro do Ministério Público serão naturais, mas todos encontrarão em Francisco a harmonia para conversar e resolver tudo o que for preciso”, finalizou.
Comentários