Ministério Público do Espírito Santo tem seis na disputa para Procurador-Geral
Os três mais votados formarão amanhã a lista tríplice, que vai ser enviada ao governador Casagrande, a quem cabe fazer a escolha
Escute essa reportagem
A eleição para a escolha do novo Procurador-Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES) terá sua primeira etapa amanhã (22).
Serão quatro promotores e dois procuradores de Justiça que poderão ter seus nomes escolhidos. A votação acontece das 9h às 17h e será feita de forma on-line, da forma como foram feitas as inscrições.
Será a partir da escolha dos nomes que a lista tríplice — contendo os três mais votados —, será formada e, posteriormente, enviada ao governador Renato Casagrande (PSB), que será o responsável por escolher o novo PGJ.
Em ordem de inscrição, os nomes são: titular da 13ª Promotoria de Justiça Cível de Vitória, Pedro Ivo de Sousa; Danilo Raposo Lírio, chefe de apoio ao gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ); Maria Clara Mendonça, titular da Promotoria de Fazenda Pública da Serra.
A lista ainda traz os nomes de Josemar Moreira, que ocupa a subprocuradoria-Geral de Justiça Judicial; Francisco Martínez Berdeal, secretário-geral do gabinete da PGJ e o procurador Marcello Souza Queiroz.
Para a imprensa, Casagrande já chegou a comentar que não vai escolher, necessariamente, o nome mais votado para ser o novo PGJ. No entanto, de todas as vezes que precisou definir algum nome para assumir o cargo, o governador optou pelo mais votado.
O nome escolhido por Casagrande terá a missão de substituir a atual PGJ, que é a promotora Luciana Gomes Ferreira de Andrade, que tomou posse pela primeira vez em 2020 e foi reeleita em fevereiro de 2022.
Ela, por exemplo, foi a mais votada, com 168 votos e foi a escolhida pelo governador.
A posse, segundo o edital divulgado pelo MP-ES, está marcada para acontecer dia 2 de maio. O eleito vai comandar o órgão no biênio 2024/2026. Todos os procuradores e promotores de Justiça do Estado estarão aptos para voto. Poderão votar em até três nomes à lista tríplice.
A PGJ é o órgão da administração superior do Ministério Público, chefiado pelo(a) Procurador(a)-geral de Justiça. É dotado de funções administrativas, para gestão da instituição, e atua também como Órgão de Execução.
Os candidatos
Danilo Raposo Lírio- Promotor há quase 14 anos e exerce função na PGJ. Já foi secretário-geral e gerente geral.
Francisco Berdeal- Promotor. É especialista em repressão e prevenção ao desvio de recursos públicos.
Josemar Moreira- No momento, Josemar é subprocurador-geral da Justiça Judicial, posição no MP.
Marcello Queiroz- Procurador da Justiça Criminal. Ex-presidente da Associação Espírito-Santense do MP.
Maria Clara Mendonça Perim- Única mulher da lista. Atua na Promotoria de Justiça Cível da cidade de Serra.
Pedro Ivo de Sousa- Exerce função na Promotoria de Justiça Cível de Vitória. Professor de Direito da Ufes.
Comentários