X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Juíza capixaba será assessora do novo presidente do STF

Trícia Navarro atua na 1ª Vara Cível de Vitória e foi autorizada de forma unânime pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Juíza capixaba será assessora do novo presidente do STF
Trícia nasceu em Cachoeiro, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado, e é professora da Ufes desde 2019 |  Foto: Agência CNJ/Gil Ferreira

A juíza capixaba Trícia Navarro Xavier Cabral, que atua na 1ª Vara Cível de Vitória, assumiu na sexta-feira a função de juíza auxiliar no gabinete da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão, aprovada pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), acontece logo depois da posse do novo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

Leia mais sobre Política

O Pleno do TJ-ES foi responsável por analisar o expediente da então presidente do STF, ministra Rosa Weber, que solicitou que Trícia Navarro, que já foi juíza auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, fosse colocada à disposição do STF, por um ano, a contar da última sexta-feira, para atuar como juíza auxiliar no gabinete da Presidência.

A autorização pelo Tribunal do Pleno aconteceu à unanimidade. Além de ser juíza, Trícia Navarro, que nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado, é professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 2019.

Além disso, ela se graduou em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV), tem mestrado em Direito Processual Civil pela Ufes, doutorado em Direito Processual pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-doutorado em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (USP).
Esta é a segunda vez que a juíza capixaba realiza seus trabalhos em Brasília. Em 2020, ela chegou a ser designada para fazer parte da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a convite do ministro Luiz Fux.

Foi a primeira vez que um magistrado do Espírito Santo ocupou o posto de juiz auxiliar no CNJ. Na ocasião, para A Tribuna, Trícia Navarro comentou que a situação a deixou muito honrada.

“Vai ser a primeira vez de um capixaba lá, o que me deixa bastante honrada, por poder representar o nosso Tribunal de Justiça do Espírito Santo”, disse.

Além da juíza cachoeirense, também tomaram posse como juízes auxiliares da Presidência do STF a juíza Flávia Carvalho, do Tribunal e Justiça de São Paulo e o juiz federal Inezil Penna Jr., do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: