Instagram incentiva apoio a Pablo Marçal
Rede social tem dado opção de emojis em referência ao ex-coach, mesmo nas páginas de seus adversários pela Prefeitura de São Paulo
Escute essa reportagem
O Instagram tem sugerido o emoji de “M”, que passou a ser utilizado amplamente pelo candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) e seus seguidores nas redes sociais, até mesmo em posts de adversários na disputa, como Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB).
Ao clicar nos comentários de várias publicações nos perfis de Boulos, Nunes e Tabata, o Instagram automaticamente sugere os emojis da letra “M” e dos números “2” e “8” — o número de Marçal na urna é 28.
Também são sugeridos nos posts os números dos respectivos candidatos. No caso de Boulos, por exemplo, a rede social sugere os emojis “5” e “0”, enquanto na de Nunes há o número “1” e “5”. A reportagem fez o teste acessando a rede social em vários aparelhos e contas diferentes.
O algoritmo faz as indicações com base no que é mais utilizado, indicando que a estratégia de Marçal de fazer colar o seu bordão “faz o M” nas redes sociais tem dado certo, ficando em evidência até mesmo nos perfis dos concorrentes. Por vezes, os comentários nas redes de Boulos, Nunes, Datena e Tabata são mais de defensores de Marçal do que dos próprios candidatos.
O representante do PRTB, por vezes, chega a compartilhar publicações dos adversários em seus Stories para pedir que seus seguidores comentem em prol dele.
Ao jornal Folha de S.Paulo, a campanha de Boulos informou que, a princípio, não adotará nenhuma medida contra o fato, pois avalia que o algoritmo do Instagram sugere aos usuários da rede social os emojis que mais aparecem em comentários feitos nos perfis dos candidatos.
Também ao jornal, a Meta, dona do Instagram, disse que não comentará o assunto.
Suspensão
No fim de semana, a Justiça Eleitoral determinou a suspensão dos perfis de Marçal em todas as redes sociais, sob o argumento de que o ex-coach estaria usando de um esquema de pagamento de cortes de vídeos para inflar seus perfis.
A decisão foi cumprida no Instagram e TikTok, e o candidato criou novos perfis. No perfil reserva oficial, criado há menos de uma semana, ele já soma 3,6 milhões de seguidores, número maior do que Boulos, Nunes, Tabata e Datena.
Comentários