X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Instagram incentiva apoio a Pablo Marçal

Rede social tem dado opção de emojis em referência ao ex-coach, mesmo nas páginas de seus adversários pela Prefeitura de São Paulo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Instagram incentiva apoio a Pablo Marçal
Pablo Marçal faz o “M”, letra que é sugerida aos usuários de rede social |  Foto: Reprodução/Instagram

O Instagram tem sugerido o emoji de “M”, que passou a ser utilizado amplamente pelo candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) e seus seguidores nas redes sociais, até mesmo em posts de adversários na disputa, como Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB).

Ao clicar nos comentários de várias publicações nos perfis de Boulos, Nunes e Tabata, o Instagram automaticamente sugere os emojis da letra “M” e dos números “2” e “8” — o número de Marçal na urna é 28.

Também são sugeridos nos posts os números dos respectivos candidatos. No caso de Boulos, por exemplo, a rede social sugere os emojis “5” e “0”, enquanto na de Nunes há o número “1” e “5”. A reportagem fez o teste acessando a rede social em vários aparelhos e contas diferentes.

O algoritmo faz as indicações com base no que é mais utilizado, indicando que a estratégia de Marçal de fazer colar o seu bordão “faz o M” nas redes sociais tem dado certo, ficando em evidência até mesmo nos perfis dos concorrentes. Por vezes, os comentários nas redes de Boulos, Nunes, Datena e Tabata são mais de defensores de Marçal do que dos próprios candidatos.

O representante do PRTB, por vezes, chega a compartilhar publicações dos adversários em seus Stories para pedir que seus seguidores comentem em prol dele.

Ao jornal Folha de S.Paulo, a campanha de Boulos informou que, a princípio, não adotará nenhuma medida contra o fato, pois avalia que o algoritmo do Instagram sugere aos usuários da rede social os emojis que mais aparecem em comentários feitos nos perfis dos candidatos.

Também ao jornal, a Meta, dona do Instagram, disse que não comentará o assunto.

Imagem ilustrativa da imagem Instagram incentiva apoio a Pablo Marçal
Print mostra sugestão de emojis em comentários |  Foto: Reprodução Instagram

Suspensão

No fim de semana, a Justiça Eleitoral determinou a suspensão dos perfis de Marçal em todas as redes sociais, sob o argumento de que o ex-coach estaria usando de um esquema de pagamento de cortes de vídeos para inflar seus perfis.

A decisão foi cumprida no Instagram e TikTok, e o candidato criou novos perfis. No perfil reserva oficial, criado há menos de uma semana, ele já soma 3,6 milhões de seguidores, número maior do que Boulos, Nunes, Tabata e Datena.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: