Quatro nomes disputam a vice de Pazolini
Prefeito ainda nem confirmou que irá disputar a reeleição, mas já há pretendentes ao cargo. Confirmação deve sair até o dia 05
Escute essa reportagem
Apesar de o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ainda não confirmar que irá disputar a reeleição, quatro nomes já surgem nos bastidores como prováveis candidatos a vice da eventual chapa.
O primeiro nome a surgir como possível vice do prefeito foi o do presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (PP), que meses atrás anunciou que não iria disputar a reeleição para vereador.
Leia mais sobre Eleições 2024: ES
Ex-membro do Republicanos, sua mudança de partido foi vista como uma possível forma de permitir que a eventual chapa de Pazolini não seja “puro-sangue” e garantir o apoio do PP à eventual reeleição do prefeito.
Quase simultaneamente ao surgimento do nome de Piquet, também surgiu a possibilidade de o empresário Aridelmo Teixeira (Novo) ser o escolhido.
Ex-secretário da Fazenda de Vitória durante a gestão de Pazolini, Aridelmo deixou o cargo em abril deste ano, justamente no período em que é comum secretários deixarem o cargo para poderem disputar eleições.
Ele seria, inclusive, o único nome de fora do PP que está sendo cotado ao posto neste momento.
Tanto Aridelmo quanto Piquet têm sido vistos acompanhando Pazolini em agendas. Mas além deles, também está “no páreo” a agora ex-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini.
Ela se filiou neste ano ao PP em abril deste ano e, desde então, passou a ser considerada a favorita ao posto de vice de Pazolini.
Por fim, conforme antecipado pela Coluna Plenário de A Tribuna, surgiu recentemente dentro do PP uma corrente que defende que o nome escolhido seja o do secretário-geral do PP no Estado e presidente municipal da legenda, Marcos Delmaestro.
Filiado ao partido há quase 20 anos, ele teria sido aclamado por parte dos integrantes da chapa de vereadores para colocar o nome à disposição por ser um nome histórico do PP.
A resposta definitiva pode sair no dia 03, quando está marcada a convenção do Republicanos em Vitória. Mas pode ser adiada até o dia 05, já que Pazolini tende a adiar ao máximo uma confirmação de sua candidatura para evitar ser colocado como “alvo” de seus concorrentes mais cedo.
Quem são
Leandro Piquet
O atual presidente da Câmara de Vitória mudou de partido por “estratégia eleitoral”, deixando o Republicanos e indo para o PP.
A mudança foi vista nos bastidores como uma forma de se colocar como nome à disposição para a vice do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), o que evitaria uma chapa “puro-sangue” e garantiria espaço do PP na chapa. Piquet também já anunciou que não irá disputar a reeleição para vereador. Com as chapas praticamente fechadas neste momento, caso não seja o nome escolhido, Piquet pode ser um dos nomes do próximo secretariado de Pazolini, caso o mesmo seja reeleito.
Aridelmo Teixeira
Ex-secretário da Fazenda de Vitória durante a gestão de Pazolini, o empresário filiado ao Novo deixou a prefeitura antes do prazo limite dado a secretários que pretendem disputar a eleição deste ano, e é cotado como o único nome dentre os favoritos que não é filiado ao PP.
Cris Samorini
Até literalmente ontem, era a presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), sendo sucedida por Paulo Baraona, em cerimônia realizada hoje.
Cris se filiou ao PP em abril deste ano e é vista como uma opção próxima do empresariado e que também manteria uma presença feminina na chapa de Pazolini.
Marcos Delmaestro
Presidente municipal do PP na Capital, é um nome defendido por parte dos membros da chapa de vereadores do PP. Está há 19 anos no partido.
Comentários