PSB foi o partido que mais elegeu prefeitos no Espírito Santo
Foram 22 chefes de Executivo, 14 vices e 129 vereadores no Estado, na melhor campanha da história do partido, diz Gavini
Escute essa reportagem
Em se tratando de números de filiados eleitos, o PSB é o partido que mais se destacou no Espírito Santo. A sigla do governador Renato Casagrande conseguiu eleger 22 prefeitos, 14 vices e 129 vereadores, de acordo com o presidente estadual, Alberto Gavini. Ele comentou que, em termos de números, foi a melhor campanha da história do partido.
Os eleitos ficaram mais concentrados fora da Grande Vitória. Quando se trata de vice, na Grande Vitória Shymenne Benevicto (PSB) esteve ao lado de Euclério Sampaio (MDB), e Cael Linhalis (PSB) com Arnaldinho (Podemos).
Os prefeitos socialistas foram eleitos em:
- Conceição da Barra
- Pinheiros
- Pedro Canário
- Mucurici
- Ecoporanga
- Água Doce do Norte
- Barra de São Francisco
- Vila Pavão
- Nova Venécia
- Marilândia
- Itaguaçu
- Itarana
- Conceição do Castelo
- Anchieta
- Muniz Freire
- Ibitirama
- Divino de São Lourenço
- São José do Calçado
- Bom Jesus do Norte
- Apiacá
- Atílio Vivácqua
- Presidente Kennedy.
Além do governador Casagrande, uma das maiores lideranças que esteve envolvida nesse processo, a pedido do próprio chefe do Executivo estadual, foi o deputado Tyago Hoffmann (PSB).
A intenção dos socialistas é fortalecer a sigla cada vez mais, visando o pleito de 2026, em que serão eleitos senadores, deputados federais e estadual, além de governador.
Para isso, além de Casagrande, a legenda, internamente, tem buscado outros líderes. Cabe lembrar que atualmente, Hoffmann é vice-líder de governo na Assembleia Legislativa, enquanto o deputado Dary Pagung (PSB) é o líder.
O resultado alcançado em 2024 confirma que o PSB vem passando por uma crescente no Estado, visto que, nas eleições de 2020, também foi o partido que mais elegeu prefeitos. Naquela ocasião, foram 13 nomes, ficando à frente do Republicanos, com 10, e do Cidadania, com 9 representantes.
No pleito de 2024, o PSB foi seguido pelo PP em número de prefeitos eleitos, com 12 candidatos; Podemos conseguiu 11 cadeiras; Republicanos, 8; MDB, 6 eleitos; PL, 5 representantes; PDT e PSDB conseguiram 4.
O PSD elegeu 3 nomes, enquanto PRD, União Brasil e Cidadania conseguiram alcançar somente uma cadeira em prefeituras.
SAIBA MAIS
PSB
- Fez 22 prefeitos e 129 vereadores. Um dos responsáveis pelo resultado foi o governador Casagrande, maior liderança da legenda no Estado.
PP
Fez 12 prefeitos e 119 vereadores. É um dos partidos que mais cresce no Estado, de olho no pleito de 2026.
Podemos
- Fez 11 prefeitos e 125 vereadores. Também tem crescido no Estado e venceu em cidades como Vila Velha, Viana e Linhares, por exemplo.
Republicanos
- Fez 8 prefeitos e 70 vereadores. Dentre outros vitoriosos, tem o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.
MDB
- Fez 6 prefeitos e 79 vereadores, em uma reestruturação encabeçada pelo vice-governador Ricardo Ferraço.
PL
- Fez 5 prefeitos e 57 vereadores. O número foi considerado abaixo do esperado pelos bolsonaristas.
PDT e PSDB
- Fizeram 4 prefeitos (o PDT pode fazer mais um, com Weverson Meireles na Serra). O PDT fez 32 vereadores e o PSDB não informou.
Outros
- PSD fez 3 prefeitos, mas não informou vereadores; PRD fez 1 prefeito e 26 vereadores; União Brasil fez 1 prefeito e 38 vereadores; e o Cidadania fez 1 prefeito e 2 vereadores. Já o PT não fez nenhum prefeito, mas fez 13 vereadores.
Comentários