PL e PSB lideram em candidaturas no ES
Partidos são os que têm mais políticos na disputa a prefeito e vice. A legenda de Bolsonaro é a que tem mais concorrentes
Escute essa reportagem
Os partidos com mais candidatos a prefeito e vice-prefeito no Espírito Santo são o PL e o PSB. Dos 275 candidatos a prefeito registrados no sistema da Justiça Eleitoral, 86 são de um dos dois partidos.
A legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro lidera em número candidatos, tanto para prefeitos quanto para vice-prefeitos: são 50 cabeças de chapas e 41 candidatos a vice filiados ao partido.
Leia mais sobre Eleições 2024 ES
Já a legenda do governador do Estado, Renato Casagrande, fica com a segunda colocação nos dois quesitos: são 36 candidatos a prefeitos no Espírito Santo e 26 candidatos a vice-prefeitos.
No total, são 23 partidos que têm pelo menos um candidato a prefeito no Estado. Os com menos candidatos são Cidadania, Mobiliza e PCdoB, que até o momento têm apenas um candidato a prefeitura registrado no sistema da Justiça Eleitoral.
Já na vice, o número de partidos com candidatos é maior: 24, sendo que o com menos candidatos é o Solidariedade (1).
Entre as federações, a liderança está com a PT/PCdoB/PV, que tem 23 candidatos a prefeito e 22 candidatos a vice.
A maioria dos candidatos a algum cargo nas eleições deste ano no Estado é casado. Dos 9.657 registros de candidatura que constam no sistema da Justiça Eleitoral, 58% (5.621) estão nessa situação. Outros 27% (2.627) são solteiros, 12% (1.150) são divorciados, 2% (189) são viúvos e 1% (70) está separado judicialmente.
Também de acordo com os dados informados no TSE (https://sig.tse.jus.br), na categoria cor/raça, 43,23% dos candidatos (4.175) se consideram brancos; outros 42,43% (4.097) informaram serem pardos; 13,66% (1.319) disseram ser pretos; 0,29% (28) amarelos, 0,17% (16) indígenas e outros 0,23% (22) não haviam informado até o momento ao TSE.
A maioria dos candidatos no Estado é do sexo masculino (67%, ou 6.463). Na identidade de gênero, 82% se identificam como cisgênero, enquanto 18% como transgênero.
Já na orientação sexual, 98,91% (3.986) disseram ser heterossexuais, enquanto 0,52% (21) informaram ser gays, 0,32% (13) lésbicas, 0,17% (7) é bissexual, 0,05% (2) são pansexuais e um candidato não informou sua orientação.
Oito em Conceição da Barra
A disputa pela prefeitura de alguns municípios é grande em número de candidatos. A maior delas está em Conceição da Barra, onde oito chapas concorrem ao cargo.
Conforme o sistema da Justiça Eleitoral, essas chapas formadas em Conceição da Barra são encabeçadas pelos candidatos Edmundo Norberto (PT), Manoel Pé de Boi (Republicanos), Erivan Tavares (PSB), Geralda Professora (Psol), Toninho de Deus (União Brasil), Tarquinio de Medeiros (PL), Mateusinho do Povão (Podemos) e Noel Bikes (PRTB).
Em segundo lugar em número de candidatos estão, empatados, os municípios de Ecoporanga, Barra de São Francisco, Guarapari, Itapemirim, Serra. Cada cidade tem sete candidatos.
Já em João Neiva, até o momento, só um candidato a prefeito estava registrado no sistema do TSE: Paulo Sergio de Nardi, o Micula, que disputa a reeleição. Porém, em nota, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) informou que o sistema está sendo atualizado e que há mais de um candidato na disputa.
Saiba mais
Mais candidatos
O município de Conceição da Barra é o que mais tem candidatos a prefeito no Espírito Santo nas eleições deste ano: 8
As chapas formadas em Conceição da Barra são encabeçadas pelos candidatos a prefeito Edmundo Norberto (PT), Manoel Pé de Boi (Republicanos), Erivan Tavares (PSB), Geralda Professora (Psol), Toninho de Deus (União Brasil), Tarquinio de Medeiros (PL), Mateusinho do Povão (Podemos) e Noel Bikes (PRTB).
Em segundo lugar em número de candidatos estão, empatados, os municípios de Ecoporanga, Barra de São Francisco, Guarapari, Itapemirim, Serra. Cada cidade tem sete candidatos.
Menos candidatos
Em João Neiva, até o momento, apenas um candidato a prefeito do município está registrado no sistema do TSE: o atual prefeito Paulo Sergio de Nardi, o Micula, que disputa a reeleição em uma aparente chapa única.
Porém, em nota, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) informou que o sistema da Justiça Eleitoral está sendo atualizado e que há mais de um candidato no município na disputa pela prefeitura.
Duelo entre dois candidatos
Já em Vargem Alta, Rio Novo do Sul, Ponto Belo, Mimoso do Sul, Marilândia, Itarana, Irupi, Ibatiba, Castelo, Boa Esperança, Alegre e Águia Branca, os eleitores de cada município terão apenas duas opções de candidato à prefeitura, segundo constava até o fechamento da edição no sistema da Justiça eleitoral.
E na Grande Vitória?
Os municípios com menos candidatos à prefeitura são Cariacica, Fundão e Viana, com três cada.
Já os com mais candidatos são a Serra, com sete, e Vitória e Vila Velha, com seis cada.
Comentários