X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pablo Muribeca: “Vou criar na cidade bases da Guarda Municipal”

Ampliar funcionamento das unidades de saúde e impulsionar o turismo foram outras propostas comentadas durante a sabatina da TV Tribuna


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pablo Muribeca: “Vou criar na cidade bases da Guarda Municipal”
Muribeca elogiou restaurantes da Serra e disse que vai limpar lagoas e rios para atrair turistas e mover economia |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

Aproximar a Guarda Municipal da população, impulsionar a economia local por meio do turismo e ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde do município.

Essas são algumas das propostas que o candidato à Prefeitura da Serra Pablo Muribeca (Republicanos) apresentou na sabatina da TV Tribuna. As entrevistas são feitas pelo jornalista George Bitti, de segunda a sexta, às 11h15, ao vivo no Tribuna Notícias 1 Edição. Será um concorrente por dia até o dia 24.

A Tribuna- A Justiça te condenou a pagar multas de R$ 65 mil e de R$ 75 mil por propaganda antecipada e fake news contra o atual prefeito. Foi injustiça ou vale tudo na política?

Pablo Muribeca - Respeito a decisão da Justiça, mas, na minha avaliação, atuei em defesa da população serrana e dos trabalhadores que pediram que eu fosse uma voz de apoio. Fui defendê-los.

Entre essas defesas, reproduzi falas do povo e dos servidores. Agora, haja justo, os pagamentos estão caindo em dia.

O senhor prometeu revelar uma “caixa preta” dos últimos 30 anos da administração da cidade. Que conteúdo é esse?

Tanto o atual quanto o ex-prefeito, que estão se revezando no comando da Serra por 28 anos, fizeram contribuições positivas para a cidade. Não quero ser injusto. Mas temos rombos milionários e falta de diálogo com o trabalhador e de transparência em algumas secretarias. Quando tiver chance, vou abrir a caixa preta.

Você defende um programa de saúde para todos. Pretende implantar um painel de medicamentos e expandir o acesso a exames e procedimentos especializados. Como vai funcionar?

Nossa saúde é a pior do Estado, proporcionalmente. As especialidades estão faltando. Vou criar um painel na prefeitura para monitorarmos 24 horas por dia e com um call center, para o morador dizer como foi o atendimento e ouvir sugestões e críticas.

Ainda na saúde, você cita que pretende ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde para até as 22 horas. Como vai funcionar isso?

O atual prefeito tinha prometido isso e, mesmo sendo médico, não cumpriu. Eu vou melhorar não só o plano de cargo e salário como pagar a insalubridade, que havia sido prometida e não foi cumprida. Vou trazer dignidade ao morador.

Se o senhor fosse indicar a um turista um local da cidade, onde seria?

Temos muitos restaurantes e um monte maravilhoso, que não é explorado para os turistas. Temos um balneário maravilhoso e lagoas que poderiam impulsionar a economia local. Vivemos um ostracismo. Vou, por meio de parcerias público-privadas, limpar as lagoas e os rios para mover a economia.

Já no monte do Mestre Álvaro, minha intenção é buscar apoio do governo estadual para trazer à cidade um teleférico. A cidade precisa disso e vamos avançar. Cidades pequenas conseguem atrair turistas, e nós, que estamos do lado do aeroporto, estamos ficando para trás, porque a Secretaria de Turismo é usada como instrumento de barganha política.

E sua opinião sobre voto impresso e liberação da maconha?

Sou a favor do voto impresso e contra a liberação da maconha.

O senhor pretende fazer o programa Serra Segura, num conceito multidisciplinar. Segurança ostensiva, inovação tecnológica, educação, promoção social e também quer fortalecer a Guarda Municipal, posicionado-a como agente central contra a criminalidade. Como fará isso?

Hoje somos a cidade que mais tem casos de furtos de pequeno porte. A Guarda Municipal tem potencial muito maior que o atual.

Quero aproximar a população dela, criar três bases da Guarda Municipal na cidade: uma na Grande Jacaraípe, outra no Parque da Cidade e outra na Grande Serra-Centro. Mas vou também instalar minibases nos bairros para potencializar essa aproximação.

O senhor também planeja um centro único de inteligência metropolitana de segurança. Como será isso?

A intenção é dialogar com os outros prefeitos da região para fazer um projeto tecnólogico e fortalecermos, de forma regional, nossa segurança pública.

O senhor foi professor de educação física da rede municipal. Como vai fomentar políticas para que o jovem se sinta incentivado a praticar esportes?

Temos de copiar modelos que já funcionam, sejam nacionais ou internacionais. Temos de criar um debate amplo entre os professores, da mesma forma que já é feito na segurança pública.


Ordem de entrevistados

Serra

Terça-feira (10): Audifax Barcelos (PP)

Quarta-feira (11): Igor Elson (PL)

Já deram entrevista Roberto Carlos (PT), Weverson Meireles (PDT), Antônio Bungenstab (PRTB), Wylson Zon (Novo) e Pablo Muribeca (Republicanos) nas últimas terça, quarta, quinta, sexta e ontem.

Cariacica

Quinta-feira: Euclério Sampaio (MDB)

Sexta-feira: Ivan Bastos (PL)

Dia 16: Célia Tavares (PT).

Vitória

Dia 17: Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)

Dia 18 : João Coser (PT)

Dia 19: Camila Valadão (Psol)

dia 20: Capitão Assumção (PL)

dia 23: Lorenzo Pazolini (Republicanos)

dia 24: Du (Avante).

Vila Velha

Todos os candidatos já fizeram entrevista, nas respectivas datas: 26 de agosto: João Babá (PT); 27 de agosto: Nícolas Trancho (Psol); 28 de agosto: Arnaldinho Borgo (Podemos); 29 de agosto: Coronel Ramalho (PL); 30 de agosto: Maurício Gorza (PSDB); 2 de setembro: Gabriel Ruy (Mobiliza):

Regras

O candidato vai responder às questões elaboradas pelo apresentador.

Não é permitido citar outro candidato direta ou indiretamente, independente do cargo em disputa.

As questões serão elaboradas com base em grandes temas, como saúde, educação, segurança pública e emprego.

As perguntas devem ser respondidas em, no máximo, dois minutos, para que a dinâmica da entrevista seja mantida.

Não há ordem específica de temas escolhidos.

Os convidados terão liberdade total em formular qualquer questionamento ao candidato, assim como o entrevistador.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: