X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Igor Elson: “Combaterei o crime como ele deve ser combatido”

Bolsonarista prometeu, durante a sabatina da TV Tribuna, integração para reduzir a violência, e implantar o modelo de escolas cívico-militares


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Igor Elson: “Combaterei o crime como ele deve ser combatido”
Igor Elson disse ser responsabilidade do prefeito cuidar da segurança de sua cidade: “Integração é fundamental” |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

Investir em comunidades terapêuticas para tratar dependentes químicos e alcoólatras, implantar o modelo de escolas cívico-militares na cidade e realizar uma política de segurança integrada para reduzir roubos e assassinatos no município.

Essas são algumas das propostas que o candidato à Prefeitura da Serra Igor Elson (PL) apresentou na sabatina da TV Tribuna. As entrevistas são feitas pelo jornalista George Bitti, de segunda a sexta, às 11h15, ao vivo no Tribuna Notícias 1 Edição. Será um nome por dia até o dia 24.

A Tribuna- Em seu plano de governo, você pretende ter como eixo para o desenvolvimento social a educação. E fala em criar escolas cívico-militares. Como vai ser esse modelo e qual a diferença de uma escola assim para as tradicionais?

Igor Elson- Nós temos hoje, na Serra, 145 escolas e a gestão atual, em quase 4 anos de mandato, não construiu nenhuma nova. Ou seja, eles não vêem a educação como prioridade. Quero mudar isso. Há um clamor popular pelas escolas cívico-militares.

Óbvio que não vamos conseguir fazer 100 escolas em 4 anos, mas vamos focar nos 12 bairros onde metade dos homicídios da cidade ocorrem, seja construindo ou adaptando as escolas já existentes.

É um modelo que auxilia o tradicional, com palestras, serviços, com um resgate de amor à pátria e respeito aos colegas e professores.

O senhor quer criar um programa de recomposição de aprendizagem. Qual a relação disso com aquilo que o senhor chama de busca ativa para reduzir a evasão escolar?

A evasão escolar é uma questão séria na Serra, que reflete no baixo índice que temos no Ideb. Temos de atuar de forma firme, ajudando professores. Por isso é importante a escola cívico-militar, a escola integral, os contraturnos. Manter a mente das crianças ocupadas faz com que o tráfico não as capte. Precisamos de oficinas, palestras, esportes, para que as crianças fiquem com a mente ocupada enquanto suas famílias estão trabalhando.

O governo federal determinou que até 2027 metade das escolas das cidades sejam integrais. Hoje apenas oito são na Serra, ou seja, não é prioridade da atual gestão.

O senhor propõe uma segurança integrada na cidade. No que isso consiste?

Atuei como secretário-adjunto de Segurança na Serra por um ano e três meses. Vi o problema de perto, e a integração entre as forças de segurança é importante. O prefeito deveria estar se reunindo todo mês com as Forças para operar a segurança pública da cidade. Mas isso não acontece. Ele se reúne de três em três meses e muitas vezes nem vai à reunião, manda um representante. É uma omissão.

Quero reduzir não só os assassinatos, como os crimes patrimoniais. É sim responsabilidade do prefeito cuidar da segurança pública de sua cidade. A integração é fundamental e não abro não. Combaterei o crime como deve ser combatido.

No que consiste a proposta “Consultório de Rua”?

A saúde da Serra está um caos. A população não consegue exames, especialidades. A população do balcão para fora precisa ser melhor atendida. Não pode ficar 9 ou 10 horas esperando atendimento. E, dentro dessa questão, precisamos investir na saúde itinerante.

Alguns distritos precisam ter acesso à saúde preventiva duas a três vezes na semana, via veículos equipados. Não falo de questões emergenciais, mas de prevenção, porque inclusive isso desafoga o atendimento das unidades de saúde.

Você também fala em criar centros para cuidados de idosos...

Os idosos estão abandonados na Serra. Precisamos mapear os bairros e verificar quantos estão acamados. Precisam não só de atendimento médico, mas de fisioterapia domiciliar.

Você é contra ou a favor do voto impresso, do ensino religioso nas escolas, e da pena de morte?

Sou 100% a favor do voto impresso. O ensino religioso depende. Eu sou a favor se não agredir outras religiões e nem induzir as crianças. A pena de morte é um assunto complexo. Sou a favor de penas mais severas, mas quem pode tirar ou dar a vida é Jesus Cristo.

E o porte de arma?

Totalmente a favor. Quem não quiser não vai ter, mas quem quiser e cumprir os requisitos, sou a favor.

O senhor pretende criar comunidades terapêuticas. Como será isso?

Precisamos parar de gastar R$ 9 milhões em praças e dar assistências aos dependentes químicos e alcoolatras. Concreto vale mais que ser humano? Ou construiremos, ou adaptaremos, ou ainda buscaremos parcerias público-privadas para investir nisso.


Cronograma e regras

Ordem de entrevistados

- Cariacica

Quinta-feira (12): Euclério Sampaio (MDB)

Sexta-feira (13): Ivan Bastos (PL)

Segunda-feira (16): Célia Tavares (PT).

- Vitória

Dia 17: Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)

Dia 18 : João Coser (PT)

Dia 19: Camila Valadão (Psol)

Dia 20: Capitão Assumção (PL)

Dia 23: Lorenzo Pazolini (Republicanos)

Dia 24: Du (Avante).

- Vila Velha

Todos os candidatos da cidade já foram entrevistados, nas respectivas datas: 26 de agosto: João Babá (PT); 27 de agosto: Nícolas Trancho (Psol); 28 de agosto: Arnaldinho Borgo (Podemos); 29 de agosto: Coronel Ramalho (PL); 30 de agosto: Maurício Gorza (PSDB); 2 de setembro: Gabriel Ruy (Mobiliza).

- Serra

Todos os candidatos da cidade já foram entrevistados, nas respectivas datas: Roberto Carlos (PT, 3 de setembro), Weverson Meireles (PDT, 4 de setembro), Antônio Bungenstab (PRTB, 5 de setembro), Wylson Zon (Novo, 6 de setembro), Pablo Muribeca (Republicanos, 9 de setembro), Audifax Barcelos (PP, 10 de setembro), Igor Elson (PL, 11 de setembro).

Regras

O candidato vai responder às questões elaboradas pelo apresentador.

Não é permitido citar outro candidato direta ou indiretamente, independente do cargo em disputa.

As questões serão elaboradas com base em grandes temas, como Saúde, Educação, Segurança Pública e também criação de empregos.

As perguntas devem ser respondidas em, no máximo, dois minutos, para que a dinâmica da entrevista seja mantida.

Não há ordem específica de temas escolhidos.

O entrevistador, responsável por conduzir a sabatina, terá liberdade total em formular qualquer questionamento ao candidato.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: