Debate histórico na TV Tribuna com os candidatos a prefeito de Vitória
Propostas e discussões sobre segurança, saúde e educação foram o destaque do evento que teve todos os candidatos à Prefeitura de Vitória
Escute essa reportagem
Na reta final da campanha eleitoral, os seis candidatos a prefeito de Vitória participaram na quinta-feira (26) de um debate histórico nos estúdios da TV Tribuna.
Transmitido ao vivo das 11h15 e às 13 horas e com mediação do apresentador George Bitti, o evento foi recheado de propostas e discussões relacionadas às áreas como segurança pública, saúde e educação.
O debate foi dividido em quatro blocos, sendo que o primeiro e o terceiro foram compostos por confrontos diretos entre os candidatos, com cada participante fazendo uma pergunta a um adversário, com direito a réplica e tréplica.
No segundo, os candidatos responderam a perguntas dos jornalistas — a apresentadora Isabela Vidal e o colunista de A Tribuna, Eduardo Maia —, e o último foi voltado para considerações finais.
Candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini (Republicanos) foi o principal alvo de seus concorrentes. A maioria citou a gestão do atual prefeito em algum momento, sendo que três comentários motivaram pedidos de direito de resposta por parte de Pazolini, sendo dois deles aceitos.
A primeira envolveu um comentário de Capitão Assumção (PL), que chamou o atual prefeito de “transdireita”, indicando que ele estaria fingindo ser um político conservador; e a outra contra uma fala de João Coser (PT), que questionou Luiz Paulo (PSDB) sobre uma suposta falta de licitação em contratos firmados pela prefeitura.
De sua parte, Pazolini evitou confrontos, mas um comentário seu também foi alvo de pedido de direito de resposta: a candidata Camila Valadão (Psol) fez o pedido após o prefeito ter dito que um comentário da mesma sobre a gestão da saúde municipal poderia ser “ desinformação, despreparo, ou má-fé”. O pedido, porém, foi negado.
Para o superintendente da Rede Tribuna, Alexandre Gabriel, o debate foi um serviço à democracia, e todos os candidatos participaram cheios de propostas:
“A gente se coloca no lugar do telespectador, que pôde dar um passo a mais na sua decisão para o dia 6 de outubro. Finalizamos um processo interessante junto com as 22 sabatinas que aconteceram aqui também na Rede Tribuna.”
A editora-executiva da TV Tribuna, Janine Jordaim, comemorou o resultado do debate.
“Sinto-me realizada por ter fortalecido o processo democrático, levando essa informação para nosso público”, finalizou.
OS CANDIDATOS
Camila Valadão (Psol)
Tem 39 anos, é deputada estadual, sendo a mulher com a maior votação da história da Assembleia Legislativa. Tem como vice Macaciel Breda (Rede).
O que ela disse
“Tivemos a oportunidade aqui de dizer o que a gente defende, o que a gente está propondo e também apontar os problemas que a nossa cidade tem. Então, eu considero o debate muito positivo e uma excelente oportunidade para as pessoas escolherem em quem vai votar no dia 6 de outubro”.
Capitão Assumção (PL)
Aos 61 anos, é deputado estadual em seu segundo mandato consecutivo. É capitão da reserva da Polícia Militar. Tem como vice Mayra Marcarini (PL).
O que ele disse
“Quero agradecer a Rede Tribuna por esse debate fundamental para que nossos eleitores possam conhecer melhor as nossas propostas. Pude colocar aqui a proposta de resgatar pelo menos 20 mil jovens que não estudam nem trabalham para que a prefeitura possa trazer dignidade para eles”.
Du (Avante)
Tem 57 anos, é empresário, dono de uma loja de motos na Enseada do Suá, em Vitória. Ele também atua nos ramos imobiliário e agrícola. Seu vice é o Coronel Wagner (PRTB).
O que ele disse
“Quero agradecer em especial a TV Tribuna que muito enriquece a democracia aqui na nossa cidade de Vitória. Quero agradecer também a cobertura do jornal A Tribuna e Portal Tribuna Online. Agora, falo para você, eleitor: estou preparado para administrar a Prefeitura de Vitória”.
João Coser (PT)
Tem 68 anos, é deputado estadual , tendo se licenciado do cargo para disputar a eleição. Já foi prefeito de Vitória entre 2005 e 2012. Tem como vice Priscila Manso (PV).
O que ele disse
“Achei o debate extraordinário. Fortalece a democracia, contribui para que o cidadão escolha seu representante e decida seu voto. Também nos permite, como candidatos, expor algumas de nossas ideias. Achei extremamente positivo e gostaria de deixar meus parabéns à Rede Tribuna”.
Lorenzo Pazolini (Republicanos)
Tem 42 anos e disputa a reeleição na capital. Foi deputado estadual, aprovado em concursos para auditor do Tribunal de Contas do Estado e delegado da Polícia Civil. Sua vice é Cris Samorini (PP).
O que ele disse
“Foi uma grande oportunidade para apresentar ideias, plano de governo e principalmente para você eleitor decidir o seu voto de maneira consciente e democrática. Arrumamos a casa e é o momento de avançar ainda mais cuidando do nosso povo com amor e empatia”.
Luiz Paulo (PSDB)
O candidato de 67 anos é formado em engenharia e já foi prefeito da capital entre 1997 e 2004, tendo sido eleito também deputado federal em 2006. Tem como vice Victor Ricciardi (União Brasil).
O que ele disse
“Muito obrigado Rede Tribuna pela oportunidade de participar desse debate. Esse tipo de evento é sempre um momento de tensão para nós candidatos, mas estou muito confiante de que o projeto que lidero é a melhor alternativa para Vitória”.
Comentários