Arnaldinho Borgo é reeleito prefeito de Vila Velha em primeiro turno
Atual prefeito obteve 79,04% dos votos válidos
Escute essa reportagem
Arnaldinho Borgo (Podemos) foi reeleito prefeito de Vila Velha no primeiro turno e deu fim a uma escrita que durava 20 anos. Desde 2004, os eleitores da cidade canela-verde não elegiam um candidato para comandar o município em um segundo mandato consecutivo.
Para quebrar essa sequência de troca de gestor a cada quatro anos, o atual prefeito obteve 79,04% dos votos válidos e deixou os cinco adversários para trás. O principal deles, coronel Ramalho (PL), conquistou 17,20% da preferência do eleitorado com 100% das urnas apuradas.
Além do ex-secretário estadual da Segurança Pública, estavam na disputa pela prefeitura Gabriel Ruy (Mobiliza), João Batista “Babá” (PT), Maurício Gorza (PSDB) e Nicolas Trancho (PSOL).
O atual prefeito de Vila Velha defendeu a universalizar o esgotamento sanitário de Vila Velha e ampliar o número de escolas e unidades de saúde, durante a campanha eleitoral pela reeleição.
Arnaldinho Borgo foi eleito prefeito de Vila Velha em 2020, quando derrotou Max Filho (PSDB), que buscava a reeleição e com a revés entrou para a lista de candidatos que não conseguiram o segundo mandato consecutivo nos últimos 20 anos.
Curiosamente, o último prefeito que havia conquistado a reeleição em Vila Velha foi Max Filho, em 2004. Depois dele, Neucimar Fraga, em 2012 e Rodney Miranda, em 2016, também não conseguiram emendar os dois mandatos à frente da prefeitura.
Comentários