Apuração dos votos na Serra: número de faltosos supera o de votos em Muribeca
Mais de 30% dos eleitores decidiram não votar no segundo turno
Escute essa reportagem
O número de eleitores aptos que não compareceram às urnas superou o número de votos que Pablo Muribeca (Republicanos) recebeu no segundo turno das eleições para prefeito da Serra e ficou próximo ao número de votos que o prefeito eleito, Weverson Meireles (PDT), recebeu.
Ao todo, 120.257 eleitores não foram votar, um número que supera em mais de 30 mil o total de votos válidos recebidos por Muribeca, que obteve 90.227 votos.
Já Weverson recebeu apenas 17.814 votos a mais do que o número de abstenções: foram 138.071 votos, o equivalente a 60,48% dos votos válidos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o índice de abstenção eleitoral é calculado como o percentual de eleitores que, tendo direito, não se apresentam às urnas. É diferente dos casos em que o eleitor, apresentando-se, vota em branco ou anula o voto.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Preocupação
Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca, o alto número de abstenções é preocupante.
“É preciso que a população repense a sua importância na escolha dos representantes. Não podemos ficar totalmente ausentes. Claro que há situações em que precisamos compreender que o eleitor não pode comparecer. Mas é um pouco preocupante. Isso é uma questão que merece avaliação para uma campanha de esclarecimento, para despertar esse ato cívico importante que é o exercício do voto.”
Comentários