Deputado apresenta projeto para proibir atletas trans em disputas esportivas
No texto, o parlamentar estabelece os cromossomos sexuais como critério para definir o gênero
Escute essa reportagem
O deputado federal Daniel Freitas (PL-SC) apresentou projeto de lei que propõe alterar a Lei Geral do Esporte para proibir atletas transgênero de disputarem com outros cisgênero em competições esportivas brasileiras. No texto, o parlamentar estabelece os cromossomos sexuais como critério para definir o gênero.
“Fica estabelecido como o critério definidor do gênero dos esportistas em todos os esportes e competições oficiais, que atletas com genótipo XX compitam apenas com outros atletas XX, e atletas com genótipo XY compitam apenas com outros atletas XY”, diz.
Cisgênero é a pessoa que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) do nascimento. Já a pessoa transgênero (trans) é aquela que não se identifica com esse sexo biológico. O PL propõe que as federações desportivas possam criar competições entre pessoas transexuais, desde que “sejam entre os mesmos sexos biológicos”.
A discussão ganhou força após políticos bolsonaristas compartilharem informações falsas sobre a boxeadora argelina Imane Khelif.
Comentários