X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Capixaba na lista final de candidatos a vaga de ministro no STJ

Luiz Cláudio Allemand lidera a lista tríplice para ser o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça. Decisão será de Lula


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capixaba na lista final de candidatos a vaga de ministro no STJ
Luiz Cláudio Allemand obteve 22 votos enquanto os outros dois receberam 20, cada um |  Foto: © Divulgação

O advogado capixaba Luiz Cláudio Allemand recebeu 22 votos e lidera a lista tríplice para ser o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A vaga que Allemand concorre foi aberta a partir da aposentadoria do ministro Felix Fischer. 

O nome do capixaba foi o mais citado no Pleno. Além dele, a lista traz os advogados Otavio Luiz Rodrigues Junior e Daniela Teixeira, que obtiveram 20 votos cada. A partir de agora, os nomes serão enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que irá anunciar o escolhido. 

A reportagem entrou em contato com a presidente estadual do PT, deputada federal Jack Rocha (PT), para saber se haverá alguma conversa para viabilizar o nome de Allemand, mas até o fechamento da edição, não houve retorno. 

Depois da escolha de Lula, o nome ainda precisará passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e ter o nome confirmado pela maioria absoluta do Senado. 

De acordo com o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, a escolha do nome de Allemand é uma vitória para o Espírito Santo. “Nunca tivemos um ministro do STJ capixaba e Allemand entrou na tríplice em primeiro, o mais bem votado. Sinal de que o STJ vê nele uma representatividade muito grande”. 

Ainda segundo Rizk, seria importante se a classe política e sociedade em geral se unissem em torno do nome de Allemand. “Gostaríamos de que o governo enviasse esforços para que ele seja escolhido, seria muito importante”, finalizou.

Os três nomes foram escolhidos a partir de uma lista sêxtupla enviada, em junho deste ano, ao Conselho Federal da OAB. 

Ainda na manhã de quarta-feira (23), os ministros definiram os nomes dos quatro desembargadores de Justiça que concorrerão a duas vagas destinadas à magistratura estadual: Carlos Vieira  Adamek (SP), Elton Leme (RJ), José Afrânio (MG) e Teodoro Santos (CE).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: