Unidade que recebe adolescentes infratores é invadida no ES
A sede do centro fica no bairro Mário Cypreste, em Vitória
Escute essa reportagem
O Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) foi invadido por, pelo menos, dois criminosos, por volta das 16 horas desSe último domingo (9). A sede do centro fica no bairro Mário Cypreste, em Vitória.
Leia mais notícias de Polícia aqui
Leia mais notícias de Polícia aqui
De acordo com o Sindicato dos Servidores do Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Sinases), os invasores quebraram o vidro que dá acesso ao hall da unidade e conseguiram entrar em quatro salas, utilizando placas de granito, chaves de fenda e barras de ferro.
Em um outro ponto, os bandidos tentaram acessar a sala do delegado, também pelo vidro de fora. No entanto, ao perceberem uma movimentação dos servidores próximo às salas, os criminosos fugiram deixando para trás uma bolsa com os materiais utilizados na invasão.
Ainda segundo o sindicato, na mesma hora, a unidade custodiava quatro adolescentes, que aguardavam procedimentos de ingresso ao sistema socioeducativo.
"O que aconteceu nesta tarde de domingo no Ciase é inadmissível e vergonhoso. Um Centro integrado que abriga a Polícia Civil, o Ministério Público, o Judiciário e outros órgãos importantes ser facilmente invadido demostra um descaso com a segurança. O fato de não ter câmeras internas e externas é outro agravante. As vidas de servidores também estão em risco. O local recebe adolescentes de altíssima periculosidade e os agentes socioeducativos não portam armas. Se nada não for feito de forma urgente, estamos diante de uma tragédia anunciada que poderá acontecer a qualquer momento", disse o presidente do Sinases, Bruno Menelli.
Por meio de nota, a Polícia Militar afirmou que, após ser acionada, fez contato com um responsável pela instituição, que informou ter chegado e percebido que havia ocorrido uma tentativa de arrombamento, já que havia duas vidraças e partes metálicas da estrutura danificadas.
OUTRO LADO
O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) respondeu o Tribuna Online, em nota, e informou que repudia todo e qualquer ato de vandalismo ou depredação de patrimônio público. Leia na íntegra:
O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) esclarece que nenhum objeto ou documento foi furtado ou danificado no interior do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) e que o suspeito fugiu do local, imediatamente, após perceber a movimentação dos agentes socioeducativos.
Informa que ,assim que soube do ocorrido, deu ciência às autoridades policiais que estão investigando para que o suspeito seja identificado e penalizado de acordo com a lei.
Afirma ainda que está em tramitação um processo licitatório para ampliação do parque de câmeras que atenderá o Ciase e informa também que foi instaurado processo administrativo para realizar a contratação de segurança patrimonial armada, por meio de licitação.
Por fim, informa ainda que, além dessas, está adotando medidas administrativas imediatas para impedir situações semelhantes
Comentários