Troca de tiros, ônibus incendiados e ponte fechada marcam noite em Vila Velha
Um jovem, de 18 anos, morreu durante o confronto com a Guarda Municipal
Escute essa reportagem

Ao menos três ônibus do Sistema Transcol foram queimados, na noite desta quarta-feira (29), após a morte de um jovem de 18 anos, durante um confronto com a Guarda Municipal de Vila Velha, no bairro Cobi.
De acordo com a ocorrência, durante patrulhamento, guardas municipais viram um homem, de 18 anos, com uma arma na mão, no bairro Cobi de Cima, na tarde desta quarta (29), e atiraram, dando início ao confronto. O jovem acabou atingido e morreu no local.
Revoltadas, pessoas não identificadas atearam fogo em diversos objetos para bloquear a avenida Carlos Lindenberg, que faz divisa com o bairro Cobi de Baixo. Elas também incendiaram um ônibus do Transcol, por volta das 19h, próximo ao Terminal de São Torquato.
Logo depois, o segundo ônibus foi incendiado em Jardim América, Cariacica. Segundo a Polícia Militar o ataque foi contra um coletivo da linha 740.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou as chamas. Não houve feridos e viaturas da Polícia Militar passaram a realizar rondas na região. No entanto, a ação não impediu que um terceiro ônibus fosse atacado e incendiado, na Segunda Ponte, que precisou ser fechada por alguns minutos.
Por meio de assessoria, a Guarda Municipal informou que, na manhã desta quinta (30), no entanto, "até o momento nenhum registro de anormalidade".
De acordo com motoristas, que trabalham nas linhas da região, duas dessas linhas que circulam pelo bairro tiveram suas operações suspensas. A linha 633, que faz o trajeto entre os terminais do Ibes e São Torquato, e linha 627, que sai do Terminal de São Torquato e segue até o bairro Sagrada Família, foram suspensas.

A suspensão deveria permanecer até que a situação fosse controlada. Outras linhas que passam próximas ao bairro foram desviadas para evitar novos ataques. O guincho foi enviado para remover os destroços dos coletivos até a garagens das empresas.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) foi procurada pela reportagem, na manhã desta quinta-feira (30), e informou que a situação já está normalizada e todas as linhas operando.
Prejuízos
O GVBus informou através de nota, nesta quarta (29), que, entre 2020 e 2022, foram registrados 23 ônibus incendiados por iniciativa de criminosos, 7 deles somente neste ano. Os prejuízos, que giram em torno de R$ 580 mil em média por veículo incendiado.
A reportagem tentou contato com os representantes do Sindicato dos Rodoviários para saber quais ações seriam tomadas, mas nenhum representante atendeu aos telefonemas da reportagem, até o fechamento desta edição.
Comentários