Operação da Polícia Federal fecha 14 empresas de segurança privada do ES
Fiscalização foi realizada em 25 capitais do Brasil nesta quinta-feira
Escute essa reportagem
Uma operação da Polícia Federal realizada na última quinta-feira (23) fechou 14 empresas de segurança privada do Espírito Santo. A Operação Segurança Legal VIII foi realizada em 25 capitais do Brasil, além do Distrito Federal e nas 96 unidades descentralizadas da corporação no país. No total, foram fiscalizados 488 estabelecimentos — incluindo casas noturnas, comércios, condomínios e outros.
No Estado, 14 policiais federais fiscalizaram 17 estabelecimentos comerciais. Durante a operação, foram realizados 14 autos de encerramento da atividade de segurança privada, devido a presença de vigilantes clandestinos. De acordo com a corporação, as empresas não possuíam autorização de funcionamento emitido pela Polícia Federal.
"A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os 'seguranças' clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica", explicou a corporação
Além disso, ainda segundo a Polícia Federal, as empresas clandestinas não cumprem os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.
Comentários