Dupla é denunciada por roubo, tortura e tentativa de homicídio de idoso no ES
Ministério Público também representou contra duas adolescentes por ato infracional análogo aos crimes. Relembre o crime
Escute essa reportagem
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) denunciou um homem de 23 anos e de uma mulher de 20 anos pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado, roubo e tortura contra um idoso de 76 anos. O crime aconteceu no último dia 29 de março, na zona rural do município de Rio Novo do Sul. No dia do crime, a vítima foi amarrada, torturada e teve a garganta cortada.
Além disso, a dupla foi denunciada por associação criminosa e corrupção de menores, já que o crime teve o envolvimento de duas adolescentes. Na denúncia, o órgão afirmou que a tentativa de homicídio ocorreu por motivo torpe, com uso de meio cruel — que dificultou a defesa da vítima — e para assegurar a execução e vantagem de outro crime.
Por meio de assessoria, o MPES declarou que requer que os denunciados sejam processados e julgados e condenados pelo Tribunal Popular do Júri. O órgão ainda pede que a dupla seja obrigada a pagar um valor fixado de 100 salários-mínimos cada, por reparação de danos materiais e morais causados à vítima.
Relembre o crime
O caso ocorreu na zona rural de Rio Novo do Sul no dia 29 de março de 2024. As três mulheres, uma jovem e duas adolescentes, passaram a noite na fazenda da vítima para ajudá-lo com serviços e no dia seguinte entraram em contato com o criminoso, que morava em Vila Velha, no bairro Terra Vermelha. Ele foi até Rio Novo do Sul para invadir a residência do idoso.
No local, eles atacaram o idoso com pauladas, o amarraram e o esfaquearam na barriga, enquanto exigiam a transferência de dinheiro via Pix e procuravam por mais dinheiro na residência. "Mesmo o idoso informando que o dinheiro estava no carro, eles foram até o veículo, pegaram o dinheiro, e continuaram as torturas, dando um mata leão nele e asfixiando com travesseiro", detalhou o delegado Gabriel Monteiro, chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).
Após as torturas, segundo o delegado, os suspeitos afirmaram que iriam matar a vítima para acobertar o crime. "Passaram uma faca na sua garganta e fecharam todas as portas da sua residência. Ou seja, jogaram ele à própria sorte e já julgaram que ele já estaria morto".
O idoso relatou à polícia que ficou desacordado e quando acordou percebeu que estava respirando pela sua traqueia. Ele conseguiu quebrar um vidro de casa para buscar por ajuda. O caseiro da fazenda foi quem ajudou no socorro.
Após investigações, a polícia conseguiu localizar uma moto utilizada pelos criminosos e identificar os quatro envolvidos. Eles levaram uma quantia de aproximadamente R$ 10 mil reais, além do celular e o veículo da vítima, que foram recuperados posteriormente.
Os suspeitos maiores de idade foram presos no dia 12 de junho e confessaram o crime. Na ocasião, eles foram autuados por tortura e por tentativa de latrocínio.
Comentários