X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Comerciantes de Vitória ganham botão do pânico

Por meio do botão virtual SOS Comércio, será possível acionar os agentes da Guarda Municipal de Vitória mais rapidamente


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Comerciantes de Vitória ganham botão do pânico
Comerciante simula o funcionamento do aplicativo: ferramenta será testada em 25 estabelecimentos |  Foto: Divulgação/PMV

Uma nova ferramenta de segurança está sendo testada em 25 estabelecimentos comerciais de Vitória. O botão virtual SOS Comércio é semelhante ao Botão de Pânico, e por meio dele os comerciantes poderão acionar os agentes da Guarda Municipal de Vitória mais rapidamente em emergências de roubo.

Só neste ano, de acordo com dados do Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), foram registradas 682 ocorrências de roubo ou furto em estabelecimentos comerciais. Jardim Camburi foi o bairro que mais registou casos, com 90 ocorrências.

Leia mais sobre Polícia

De acordo com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, as lojas onde acontecerão os testes do sistema estarão conectadas com a Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), 24 horas por dia.

“A partir do acionamento do botão na tela do telefone, em cinco segundos a central terá acesso às imagens das câmeras do local. Ele estará sendo mapeado e uma viatura mais próxima chegará para atender aquela situação”, disse.

De acordo com o prefeito, “o intuito da iniciativa é fazer com que a cidade se torne cada vez mais segura, além de inovadora, na busca de vencer o grande desafio de segurança pública com a união de todos”.

“A grande vantagem é que, com o sistema, o comerciante não mais terá que telefonar e esperar o atendimento para só então passar o endereço do estabelecimento. Outra vantagem é que, a partir das imagens, a guarda terá conhecimento sobre a quantidade de criminosos e se eventualmente estiverem em posse de armas ou não”

Imagem ilustrativa da imagem Comerciantes de Vitória ganham botão do pânico
|  Foto: Divulgação

Wagner Corrêa, superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), fala que a ferramenta vem para dar segurança e resposta mais rápida ao lojista.

“Muitas vezes, eles ficam em situações vulneráveis e recorrentes, sofrendo com constantes furtos e roubos. Esperamos que traga bons resultados nos bairros onde será aplicado e que possa se expandir para os demais”.


Fique por dentro

SOS Comércio

É um “botão do pânico virtual” para comerciantes, para ser usado em emergências de roubo e acionar a Guarda Municipal de Vitória.

É um aplicativo de celular com o qual o comerciante terá ligação direta com a Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Semsu.

Câmeras de segurança

Durante o cadastro do estabelecimento, o proprietário deverá disponibilizar à Central de Monitorando o acesso às imagens de pelo menos uma das câmeras de segurança do estabelecimento.

Os agentes da Central de Monitoramento, assim que o botão virtual for acionado, terão acesso às imagens das câmeras.

Essa condição permite ao agente visualizar, em tempo real, a situação dentro do comércio.

Teste

O projeto ainda está na fase experimental.

Inicialmente, são 25 comércios de ramos e bairros diferentes e que foram listados pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Secretaria de Governo. São pontos que já foram alvo de furto ou roubo.

Durante 90 dias, serão feitas adequações mediantes os atendimentos.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: