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Polícia

15 idosos caem todo dia em golpes aplicados pelo celular no ES

Entre os mais comuns, segundo a polícia, estão do WhatsApp, do falso funcionário do banco, do empréstimo consignado e do amor


Imagem ilustrativa da imagem 15 idosos caem todo dia em golpes aplicados pelo celular no ES
Os aposentados José Rodrigues e Carlos Alberto Bolini participaram de evento organizado pelo Sindicato dos Aposentados no Estado dedicado à conscientização sobre segurança digital |  Foto: Fábio Nunes / AT

O celular toca e, do outro lado da linha, criminosos simulam histórias variadas aproveitando a fragilidade, boa-fé e falta de familiaridade tecnológica de aposentados e pensionistas com um único objetivo: aplicar golpes.

Apesar de muitos não caírem nas ciladas dos golpistas, o número de vítimas que amargam em prejuízo é ainda grande.

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No Espírito Santo, uma média de 15 idosos caem em golpes pelo celular por dia, segundo o coordenador geral do Sindicato Nacional dos Aposentados no Espírito Santo, Jânio Araújo.

Se considerar as tentativas frustradas dos golpistas, ele estima que o número salta para 40 por dia.

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública revelam que neste ano, de janeiro até maio, 3.648 idosos foram vítimas de estelionato e fraudes, que incluem golpes pelo celular e outros crimes.

A titular Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, delegada Milena Gireli, cita que entre os golpes mais comuns estão do WhatsApp, do falso funcionário do banco, do empréstimo consignado, golpe do amor e outros.

Imagem ilustrativa da imagem 15 idosos caem todo dia em golpes aplicados pelo celular no ES
|  Foto: Divulgação / Polícia Civil

Os golpes do falso motoboy e do “número novo” também estão entre os mais cometidos.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também faz alerta. “Destacam-se os crimes que usam a engenharia social, que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões para os criminosos, ou faça transações em favor das quadrilhas”.

Percebendo um aumento no número de vítimas, o Sindicato Nacional dos Aposentados no Estado realizou nesta quinta-feira (27) um evento dedicado à conscientização sobre segurança digital.

Com o tema “Smartphone e Golpes Digitais”, o encontro teve como objetivo alertar os aposentados, pensionistas e pessoas idosas sobre os riscos associados aos golpes digitais, especialmente aqueles que ocorrem via celular.

O evento ocorreu na Praça Presidente Getúlio Vargas, nº 35, edifício Jusmar, centro de Vitória.

A palestra foi conduzida pelo Núcleo de Cidadania Digital (NCD) da Ufes, que é especializado em educação e segurança digital, como destaca Gabriel Paschoal, responsável pela Comissão de Capacitação e Treinamento do NCD.

Eles escaparam

Em busca de dicas sobre como evitar golpes, os aposentados José Rodrigues, 73 anos, e Carlos Alberto Gomes Bolini, 80, participaram da palestra desta quinta (27) no Sindicato Nacional dos Aposentados no Estado. Eles já sofreram tentativas de golpes, mas não caíram.

José Rodrigues conta que sempre recebe ligações de supostos funcionários de banco oferecendo dinheiro e usando várias desculpas para que a quantia seja liberada, entre as quais acessar links. “Eu vou bloqueando todos os números, pois sei que é golpe”.

Já Carlos Alberto quase caiu no golpe, mas foi alertado pelo coordenador geral do Sindicato Nacional dos Aposentados no Espírito Santo, Jânio Araújo.

“Eles ligaram pedindo para confirmar uma compra de pouco mais de R$ 2 mil. Eles tinham os meus dados e disseram que iriam mandar um motoboy até a minha casa em cinco minutos. Desliguei a ligação”.


Saiba mais

Golpe do falso funcionário de banco

Se passando por um funcionários de banco, o golpista entra em contato com a vítima e informa que há irregularidades na conta ou alerta que os dados cadastrados estão incorretos.

A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima, que serão usados para transações fraudulentas em nome do cliente.

Como evitar

Verifique a origem das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados. É importante ressaltar que o banco nunca liga para o cliente pedindo senha, número do cartão ou pede para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

Ao receber uma ligação suspeita, desligue, pegue o número de telefone que está no cartão e ligue de outro telefone para o banco.

Golpe do WhatsApp

Os golpistas descobrem o número do celular e o nome da vítima de quem pretendem clonar a conta de WhatsApp.

Com essas informações, tentam cadastrar o WhatsApp da vítima nos aparelhos deles.

Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o aplicativo envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo.

Eles enviam mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente do site de vendas ou da empresa em que a vítima tem cadastro. Eles solicitam o código de segurança, que já foi enviado por SMS pelo aplicativo, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro.

Com o código, conseguem replicar a conta de WhatsApp em outro celular e enviam mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro.

Como evitar

Para evitar que o WhatsApp seja clonado, habilite no aplicativo a opção “Verificação em duas etapas”, clique no item “Configurações” e siga o passo a passo.

Desta forma, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo aplicativo. Essa senha não deve ser enviada para outras pessoas ou digitadas em links recebidos.

Golpe do falso motoboy

Se passando por funcionário do banco, o golpista diz que o cartão do cliente foi clonado e informa que é preciso bloqueá-lo. Para isso, orienta a cortar o cartão ao meio e a pedir um novo pelo atendimento eletrônico.

Ele pede que a senha seja digitada no telefone e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão para uma perícia. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações.

Como evitar

Nenhum banco pede o cartão de volta ou envia qualquer pessoa ou portador para retirar o cartão na casa dos clientes. Então, desligue o telefone e ligue, de outro aparelho, para o banco, para verificar se realmente houve alguma irregularidade.

Golpe do “número novo”

O criminoso utiliza a foto de um conhecido da vítima em um outro perfil, entra em contato com a vítima afirmando ser o dono da conta e pede para que salve o seu número novo.

Depois, pede dinheiro ou dados pessoais que podem ser usados em outros golpes.

Como evitar

O contato afirmou que trocou de número? Mande uma mensagem para o suposto número antigo e confirme se é verdade. Faça uma chamada de vídeo e confirme se realmente é verdade.

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