Universidade de Pernambuco amplia sistema de cotas para cursos de graduação
Medida beneficia alunos de escolas públicas Medida beneficia alunos de escolas públicas Medida beneficia alunos procedentes de escolas públicas

O Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (UPE), aprovou a ampliação do sistema de cotas para ingressos de estudantes oriundos das escolas públicas. A medida será válida para o processo seletivo de 2024.
A UPE reservará 40% das vagas para estudantes egressos de escolas públicas estaduais, municipais ou federais que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todos os anos do Ensino Médio, comprovados no ato da matrícula.
O quantitativo para o processo seletivo e ingresso em 2023 foi de 30%.
As vagas serão ocupadas em duas condições: 20% para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário minímo; os outros 20% para estudantes com qualquer renda per capita.
UPE
A UPE é uma instituição pública (Governo do Estado de Pernambuco) de ensino superior e tem 15 unidades de ensino e três hospitais, distribuídos no Recife e Região Metropolitana; Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.
A Universidade mantém, ainda, quatro escolas de ensino fundamental e médio (Escola do Recife e Escolas de Aplicação).
Comentários