X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Veja os novos horários do Tribunal de Justiça em Pernambuco a partir desta quinta

Poder Judiciário diz que mudança de horários visa unificar atendimento em todo estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja os novos horários do Tribunal de Justiça em Pernambuco a partir desta quinta
Segundo o TJPE, não haverá prejuízo para a população |  Foto: Divulgação

A partir do dia 2 de maio, o atendimento ao público das unidades e dos órgãos de 1º grau, nos dias úteis, será das 8h às 14h. Com a mudança, os horários de atendimento em todo o Estado ficam unificados. Antes, só a comarca do Recife tinha um horário diferente. O TJPE informa que não haverá prejuízos para a população.

O expediente dos Juizados Especiais continuará sendo das 7h às 13h, em primeiro turno, e das 13h às 19h, em segundo turno, enquanto as instalações do local estão sendo adequadas para o novo horário de atendimento ao público.

Já o horário destinado ao atendimento ao público das unidades administrativas e órgãos jurisdicionais de 2º grau será das 8h às 17h.

A Resolução 532/2024, que trata do expediente dos órgãos e unidades do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para atendimento aos(às) jurisdicionados(as), foi publicada na edição 75/2024 do Diário de Justiça eletrônico (DJe) de quarta-feira (24/4).

Ainda de acordo com Resolução 532/2024, as audiências e as sessões dos Tribunais do Júri designadas que tiveram os atos de comunicação processual expedidos antes da publicação da Resolução serão realizadas normalmente.

As mudanças visam dar maior eficiência ao Judiciário estadual, não trarão nenhum prejuízo para a população porque o Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema que permite que magistrados(as), servidores(as) e advogados(as) pratiquem atos processuais, funciona 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seção Pernambuco já foram informados das mudanças.

Em recente encontro do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, com o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, o chefe do Judiciário pernambucano reiterou o compromisso de diálogo contínuo entre as instituições.

“É fundamental que mantenhamos uma comunicação clara e constante para garantir que a transição para o novo horário de funcionamento ocorra de forma suave e sem prejudicar o acesso à justiça”.

Fernando Ribeiro Lins também falou sobre o diálogo entre as organizações. "Existe um constante diálogo com o TJPE para assegurar que os direitos e prerrogativas das advogadas e advogados sejam plenamente respeitados", afirmou.

O MPPE também divulgou nota sobre a mudança. “O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informa à população pernambucana que sua atuação e atendimento não serão afetados em razão do estabelecimento do horário de atendimento das 8 às 14 horas no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Nas unidades ministeriais que funcionam fora das dependências do Judiciário, nada muda”, diz um trecho da nota.

Segundo o MPPE, no caso das Promotorias que ficam dentro dos fóruns, o expediente presencial seguirá os horários do TJPE, mas a Instituição também disponibilizará ao público acesso mediante os diversos canais da Ouvidoria do MPPE e contatos remotos das Promotorias e Procuradorias de Justiça.

“Para concluir, a atuação dos membros e servidores do MPPE em atos do Judiciário como audiências de custódia, de instrução, de conciliação e sessões do Tribunal do Júri continuará a ocorrer nos horários definidos pelo TJPE”.

A Defensoria Pública também reiterou que não haverá prejuízos para a população.

“A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco informa que a recente Resolução Nº 532, de 22 de abril de 2024, aprovada no âmbito do Poder Judiciário de Pernambuco, que estabelece novo horário de atendimento ao público, das 8h às 14h, não afeta e nem compromete, em absoluto, a prestação dos nossos serviços junto à população em situação de vulnerabilidade social.

Nesse sentido, inexiste qualquer prejuízo e comprometimento das atribuições dos membros da Instituição junto à população assistida em decorrência da referida alteração”, aponta trecho da nota divulgada pela instituição.

Confira abaixo os canais de atendimento do TJPE

Balcão Virtual: https://portal.tjpe.jus.br/web/portal/balcao-virtual/atendimento

Ouvidoria: https://portal.tjpe.jus.br/web/ouvidoria/canais-de-atendimento

Endereços dos Fóruns: https://portal.tjpe.jus.br/servicos/consulta/enderecos-de-foruns

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: