X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Gilson Machado confirmado como candidato de Bolsonaro à Prefeitura do Recife

Ex-presidente deve participar de dois atos de campanha com o prefeiturável nesta semana


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Gilson Machado confirmado como candidato de Bolsonaro à Prefeitura do Recife
Candidato do PL chegou à convenção deste domingo 'com a corda toda', como se diz usando um termo popular. |  Foto: Reprodução das redes sociais de Gilson Machado

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) teve sua candidatura à prefeitura do Recife confirmada na manhã deste domingo (4), em convenção realizada no Clube de Oficiais, no bairro da Boa Vista.

Embora seja considerado um azarão na disputa, ele demonstrou otimismo com a campanha, desafiou o prefeito João Campos (PSB) a participar de debates e frisou contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Agora a mudança é real e não virtual”, chegou dizendo.

Durante seu discurso, o candidato do PL destacou que, se eleito, pretende governar o Recife durante todo o mandato de quatro anos. Em crítica ao atual prefeito João Campos, que pode disputar o governo do estado em 2026 e, caso vença, será substituído pelo vice-prefeito Victor Marques (PCdoB), ex-chefe de gabinete de Campos, ele afirmou:

"Eu vou ser prefeito do Recife por quatro anos. Não vou colocar no meu lugar um poste."

Bolsonaro como andor da campanha

Sobre o ex-presidente, Gilson Machado declarou: “Bolsonaro é um reforço importantíssimo para minha campanha, para o nosso movimento conservador,” declarou.

O prefeiturável relembrou que, na campanha para o Senado em 2022, aparecia em 4º lugar nas pesquisas, mas nas urnas passou de 9% para 29,55% dos votos, ficando em segundo lugar, abaixo apenas de Teresa Leitão (PT), que venceu. 

Bolsonaro estará no Recife na próxima quarta-feira (7) e no sábado (10), quando pretende fazer, respectivamente, uma caminhada pela cidade e um comício no Clube Português.

Críticas de impacto desconhecidos

Em seu discurso, Gilson criticou duramente o atual prefeito, afirmando que o Recife Antigo parecia um lugar onde caiu uma bomba atômica, numa alusão ao que ele considera abandono. Ele também afirmou que existem mais de duas mil pessoas em situação de rua, de modo que a prefeitura não se dedicava a cuidar do caso. As críticas são temas escolhidos a dedo pelo candidato de extrema direita e de impacto desconhecidos.

Os números são do Censo da População de Rua, feito em conjunto com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). “Vamos discutir isso no debate, que espero que João Campos vá, que ele não fuja. Porque o pai dele nunca fugiu de um debate”, declarou.

O candidato acrescentou: “a prioridade aqui é pintar o cabelo e fazer dancinha. Talvez isso daí seja para estimular a rede digital do prefeito. Talvez, isso daí mostre os altos índices que ele tem de popularidade na Recife Digital, mas chamaremos agora na política para o Recife real", disse Gilson, que também dançou no evento, sendo que era forró.

Pão com pão e foco na Câmara dos Vereadores

A convenção do PL contou com a presença dos principais caciques da sigla, como Anderson Ferreira, Coronel Meira, Pastor Eurico e Fernando Rodolfo. Anderson Ferreira expressou confiança na força do PL no Recife: “A direita é muito forte aqui no Recife e nós vamos ter um candidato que representa esse sentimento.”

Além do nome de Gilson, foram confirmados os nomes de Leninha Dias (PL) como candidata a vice-prefeita - numa chapa pão com pão - e mais 38 candidatos à Câmara Municipal. Eleger vereadores é uma das prioridades do PL neste ano. 

Leninha Alves garantiu que conhece todas as comunidades do Recife e se disse orgulhosa da missão. “Conheço as pessoas, eu andei por todas as comunidades do Recife. Nunca meu coração pulsou tão forte, porque vejo que há possibilidade de fazer e lutar.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: