X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Catadores de materiais recicláveis são destaque na exposição 'Heróis Invisíveis'

Durante a exposição, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Catadores de materiais recicláveis são destaque na exposição 'Heróis Invisíveis'
Da solidão à busca pelo reconhecimento |  Foto: Foto: Prancheta


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inaugura nesta terça-feira (12), às 17h30, a Exposição 'Heróis Invisíveis'. O evento busca dar visibilidade aos catadores de materiais recicláveis e criar consciência sobre a importância de seu trabalho perante o poder público e a sociedade.

Durante a exposição, será exibido um minidocumentário que narra a jornada da categoria, e simultaneamente, acontecerá o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo, às 17h.

A instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo, no Plenarinho I do Edifício Miguel Arraes, é uma iniciativa do deputado Waldemar Borges (PSB) e visa apoiar proposições legislativas relacionadas ao cooperativismo. O objetivo é ampliar o debate iniciado em 2002, quando a Alepe instalou uma frente similar para promover o cooperativismo no estado.

A abertura da exposição ocorrerá no hall superior do Edifício Governador Miguel Arraes da Alepe e contará com a presença dos próprios catadores retratados nas fotografias, disponíveis para interagir com os visitantes. A produção da exposição contou com a colaboração de fotógrafos e repórteres da Alepe.

Fotógrafos e jornalistas documentaram, por meio de imagens e textos, as histórias de luta dos catadores em busca de reconhecimento, direitos, conscientização e melhoria na qualidade de vida.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) representou um marco importante no reconhecimento da atividade profissional dos catadores, mas, na prática, poucas mudanças favoráveis ocorreram, segundo a categoria. A remuneração pelo trabalho continua sendo uma questão em aberto, e muito ainda precisa ser feito para melhorar as condições desses profissionais.

Diante das demandas da categoria, a Alepe está trabalhando na elaboração de projetos de lei para direcionar incentivos financeiros, estimular a coleta seletiva nos municípios e proibir o descarte inadequado de resíduos sólidos em áreas sensíveis, como os manguezais.

O presidente da Associação de Catadores de Jardim Gramacho e idealizador do Movimento Nacional 'Eu Sou Catador', Tião Santos, enfatiza que a maioria dos catadores ainda trabalha em condições precárias e sem direitos trabalhistas. Ele destaca a importância de incluir esses profissionais na economia de Pernambuco, reconhecendo seu papel fundamental na gestão de resíduos sólidos.


Serviço:

Exposição de fotografias ‘Heróis Invisíveis’
Local: Hall superior do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar/Alepe
Data - 12/09
Hora - 17h30
Lançamento da Frente em Defesa do Cooperativismo
Local - Plenarinho I do Edifício Miguel Arraes/Alepe
Data : 12/09
Hora: 17h



Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: