X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Polícia Civil mira esquema de peculato e lavagem de dinheiro em Pernambuco e Bahia

Durante ação, 23 mandados de busca e apreensão domiciliar foram expedidos pela Vara Criminal de Ipojuca, com operações realizadas em cinco municípios


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Polícia Civil mira esquema de peculato e lavagem de dinheiro em Pernambuco e Bahia
A operação envolve o trabalho de cerca de 150 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães |  Foto: PCPE/Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), a Operação "Fetta", a 55ª Operação de Repressão Qualificada de 2024, com foco na desarticulação de uma organização criminosa investigada por crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

A operação é conduzida pela Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e tem a coordenação do Delegado Breno Maia, da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª DECCOR), vinculada ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO)​.

Durante a ação, 23 mandados de busca e apreensão domiciliar foram expedidos pela Vara Criminal de Ipojuca, com operações realizadas nos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, e também em Juazeiro, na Bahia.

Segundo o delegado Paulo Cortado, a investigação, iniciada em 2023, busca elucidar a prática de desvios de salários de assessores, que eram obrigados a repassar parte dos valores ao parlamentar. A palavra "Fetta", que significa "fatia", faz alusão ao esquema de divisão de rendas entre os envolvidos.

“O objetivo da investigação sempre é buscar o máximo de elementos probatórios possíveis para, ao final, determinar o indiciamento ou não das pessoas vinculadas a essa investigação”, afirmou o delegado Cortado.

Balanço das buscas e apreensões

Durante a execução dos mandados, foram apreendidos valores em espécie, munições de arma de fogo, dispositivos eletrônicos, além de documentos que poderão contribuir para a continuidade das investigações. Esses materiais, segundo o delegado, serão analisados e anexados ao inquérito policial para subsidiar a possível responsabilização dos envolvidos.

Próximos passos e medidas cautelares

Com as evidências obtidas na operação, a polícia dará seguimento à análise dos materiais apreendidos, o que poderá culminar em novas medidas cautelares, caso sejam necessárias. Entre as medidas já implementadas, além das buscas e apreensões, destaca-se o afastamento do parlamentar, enquanto as investigações prosseguem. O nome do parlamentar não foi mencionado.

A operação envolve o trabalho de cerca de 150 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, com o suporte operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE) e a assessoria da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINTEL)​.

Todo o material apreendido está sendo conduzido para a sede do DRACCO para análise e possível utilização nas investigações em andamento. Esta ação é parte de um esforço contínuo da Polícia Civil de Pernambuco para combater o crime organizado e reforçar a integridade pública nas regiões envolvidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: