X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Corpo de mulher é encontrado em açude em Solidão, no Sertão de Pernambuco

Suspeito do crime é o próprio marido, que não aceitava o fim do relacionamento


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Corpo de mulher é encontrado em açude em Solidão, no Sertão de Pernambuco
Além de ter o corpo ocultado, a vítima apresentava marcas de estrangulamento e facadas, uma violência sem igual |  Foto: Divulgação nas redes sociais

Parece uma notícia velha, daquelas que você já viu, mas não é. Velho, aliás, é o tipo de crime, que vem de uma sociedade patriarcal antiga, que se enraizou nas instituições e em toda estrutura da sociedade. Nova é sempre a mulher que perde a vida e se despede do seu passado e de seu futuro. Desta vez, a mais nova vítima de feminicídio em Pernambuco é Edinalva Barros da Silva Ramos, agricultora de 43 anos.

Seu corpo foi encontrado neste último sábado (20) em um açude próximo à sua residência, no Sítio Fabrício, Zona Rural de Solidão, município do Sertão de Pernambuco.

A vítima apresentava marcas de estrangulamento e facadas, uma violência sem igual. O principal suspeito do crime é seu marido, Cícero Nogueira Ramos, de 51 anos, que já havia sido preso em flagrante por violência no início de julho, ainda neste mês.

Marido levou o corpo nas costas e pediu para filha não contar a ninguém

O corpo de Edinalva foi localizado submerso nas águas do açude após o 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) ser acionado. Testemunhas relataram à polícia que o casal havia tido várias discussões. Cícero foi obrigado a manter distância da mulher, mas não cumpriu as medidas cautelares, o que tem sido muito comum.

Uma parente da vítima afirmou ter visto Cícero carregando o corpo até o açude, para ocultar o crime, configurando o feminicídio. Uma das filhas do suspeito o viu carregar a mãe nas costas, mas o pai mandou ela se esconder e não contar a ninguém, outra violência: obrigar a filha a se calar diante da morte da mãe, cercear sua palavra.

Após cometer o crime, o suspeito fugiu. O caso foi registrado e encaminhado ao plantão policial em Afogados da Ingazeira, que está em busca do suspeito. Em 2023, Pernambuco liderou o ranking de feminicídios no Nordeste, segundo a Rede de Observatórios da Segurança.

Vozes sem eco na sociedade

A deputada Gleide Ângelo (PSB) se pronunciou sobre o assunto, mas as vozes são isoladas.

”O criminoso matou a ex-companheira de forma bárbara. Ela se separou dele, que não aceitava o fim do relacionamento e dizia; “se não for minha não é de ninguém “. Ele cumpriu a promessa, matou e jogou o corpo de Edinalva no açude. Ela deixou cinco filhos”. "#TOLERÂNCIAZERO", escreveu como hastag.

Crescente violência contra mulheres em Pernambuco

A violência contra mulheres em Pernambuco continua alarmante, tragicamente na gestão da primeira mulher como governadora, Raquel Lyra (PSDB).

Homens de várias regiões têm se sentido mais à vontade para cometer feminicídios, enquanto as autoridades públicas permanecem em silêncio, especialmente do governo do estado e das prefeituras. Recentemente, um homem matou a sobrinha da ex-mulher por vingança.

O estado avança em um ranking assustador de violência contra mulheres, sem soluções ou promessas de mudanças a curto ou médio prazo.

Além dos feminicídios, o estado enfrenta um grave problema de estupros. Nos seis primeiros meses de 2024, uma mulher sofreu estupro a cada quatro minutos, totalizando seis casos por dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: