X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

PCR doa terrenos do Trianon e do Art-Palácio para construção de campus do IFPE

No projeto de reforma, a sala de projeção do Art-Palácio será requalificada, voltando a exibir filmes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem PCR doa terrenos do Trianon e do Art-Palácio para construção de campus do IFPE
Edifício Trianon |  Foto: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta quinta-feira (30), que vai doar os terrenos do Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio, localizados no bairro de Santo Antônio, para a construção de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A iniciativa faz parte do programa de revitalização do centro da cidade, o Recentro.

O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos, que detalhou o processo de escolha do local e a importância da doação. "Em março, o presidente Lula decidiu expandir a rede de ensino técnico no Brasil. Nós ganhamos uma unidade no Recife e decidimos que ela deveria estar no centro da cidade, fazendo parte de um programa de regeneração do nosso centro urbano. E vai ser na Avenida Guararapes. A prefeitura fez a parte dela. Hoje, estamos desapropriando o Edifício Trianon e o Cine Art-Palácio para que esses dois edifícios históricos da cidade sejam recuperados e possam, com isso, acolher um novo Instituto Federal”, afirmou o prefeito.

No projeto de reforma, a sala de projeção do Cine Art-Palácio será mantida e requalificada, voltando a exibir filmes, além de servir como auditório do IFPE, preservando, assim, a memória cultural da cidade e mantendo viva a tradição cinematográfica do local. Quando estiver em pleno funcionamento, o Instituto Federal terá capacidade para 1.400 estudantes.

“Nós vamos garantir que na área do Art-Palácio seja reconstruída uma sala de audiovisual para que a gente possa ter de volta esse espaço para a cidade, como tão bem retratou Kleber Mendonça Filho no seu filme 'Retratos Fantasmas'. Então, por que não misturar educação, cultura e regeneração urbana em uma ação da Prefeitura do Recife com o governo do presidente Lula para trazer o Instituto Federal, trazer a educação técnica e trazer também uma nova sala de cinema que vai ser construída e aberta na nossa cidade. Então, com parceria, a gente segue avançando e cuidando do Recife”, concluiu João Campos.

A Prefeitura do Recife já encaminhou ao Ministério da Educação uma Carta Compromisso para a execução do projeto de requalificação dos imóveis. No documento, a gestão municipal detalha as ações de apoio à implantação da unidade de ensino, como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O documento destaca a oportunidade, o interesse e a prioridade conferida ao desenvolvimento do projeto, bem como o comprometimento de fornecer as garantias necessárias para sua execução.

Os imóveis que serão doados pela Prefeitura do Recife possuem grande valor histórico e arquitetônico para a cidade. O Edifício Trianon, construído nos anos 30, é um marco da arquitetura modernista e já foi adaptado para diversas funções, incluindo consultórios médicos e uma faculdade, e agora está apto para abrigar o novo campus do IFPE com poucas modificações. Já o Cine Art-Palácio, inaugurado em 1940, é um ícone do patrimônio cultural do Recife, conhecido por sua sala de projeção.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: