X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

Ex-secretário Pedro Eurico é absolvido da acusação de estupro contra ex-esposa

Decisão atendeu pedido da defesa do acusado e do próprio Ministério Público de Pernambuco


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ex-secretário Pedro Eurico é absolvido da acusação de estupro contra ex-esposa
|  Foto: Divulgação

Pedro Eurico, ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e ex-deputado estadual, de 72 anos, foi absolvido após ter sido denunciado por três crimes cometidos contra a ex-esposa, a economista Maria Eduarda, sendo eles estupro, perseguição e violência psicológica.

A informação foi repassada, nesta segunda (8), pelo escritório de advocacia que defende o ex-político. A denúncia foi feita pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no dia 28 de janeiro.

Ao final do processo, o MPPE se convenceu da impropriedade da acusação de estupro e pediu a absolvição do ex-secretário. No processo foram ouvidas diversas testemunhas que conviveram com o casal, inclusive os filhos de Maria Eduarda, vizinhos e empregadas domésticas que trabalhavam ao longo dos anos na casa do casal.

Ainda de acordo com o escritório de advocacia que defende o ex-secretário, a juíza Ana Marques Veras entendeu pela improcedência da acusação e absolveu Pedro Eurico.

“O desfecho desse processo é o resultado de meses de investigação e de uma ação penal detalhada, na qual foram ouvidas dezenas de testemunhas e analisados minuciosamente áudios de conversas entre o ex-casal”, informou o escritório.

O caso envolvendo Pedro Eurico e a esposa veio à público em dezembro de 2021, quando Maria Eduarda denunciou o ex-secretário por violência doméstica. Em entrevista, a economista declarou que sofreu agressões do ex-secretário desde o começo do seu relacionamento, que durou 25 anos, registrando o primeiro boletim contra o ex-marido já em 2000.

Por meio de nota, o Ministério Público informou que “em virtude do processo tramitar em segredo de Justiça, não é possível prestar informações a respeito do caso”.

Pedro Eurico já foi condenado

Pedro Eurico foi condenado a um ano e nove meses de reclusão após cometer os crimes de perseguição, violência psicológica e descumprimento de medida protetiva concedida à ex-esposa. Ele também foi multado em 148 dias/multa, o que corresponde a R$ 6.512.

O ex-secretário só poderá ser preso de forma definitiva quando o processo for transitado em julgado, sem a possibilidade do ingresso de recursos por parte da defesa do acusado.

“Indignação e vergonha”

Em nota enviada à TV Globo, Maria Eduarda desabafou: "Recebo com indignação e vergonha essa sentença. Por mim e por todas as mulheres que represento e passam por essa situação. Sinto-me violentada mais uma vez. Devastada. Sinceramente, é incompreensível e inaceitável que, diante de tantas provas, este seja o resultado. Lastimável. Por isso, tantas morrem e ou desistem de lutar. Lamentável também que a juíza que acompanhou todo o processo não tenha sido a mesma que prolatou a sentença. Porém eu vou continuar a lutar porque a justiça de Deus nunca falha", afirmou Maria Eduarda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: