Recife sedia maior campeonato de futebol de várzea do mundo
Abertura do campeonato, que reúne 629 equipes e 15.387 atletas, acontece neste domingo, com 32 partidas só na primeira rodada
Escute essa reportagem
Futebol e final de semana. Essa união, que já virou marca registrada brasileira, ganha um novo significado a partir de hoje no Recife. Conhecida dentro e fora do país por sua “mania de grandeza”, no melhor dos sentidos, a capital pernambucana será palco, a partir deste domingo, do maior campeonato em linha reta de futebol de várzea do mundo, o Recife Bom de Bola 2023.
Brincadeiras à parte, a competição traz, de fato, números positivos para o esporte amador mais querido dos brasileiros. Ao todo, serão 32 partidas só na primeira rodada - em duas categorias: Aberto Masculino e Sub-20.
Na disputa estão 480 equipes de campo e 149 de futsal, totalizando 629 times competindo. A estimativa é de 15.387 jogadores e jogadoras participem da competição, o que representa um aumento de 15% em relação ao torneio anterior, quando 13.381 atletas amadores participaram do campeonato, divididos em 514 equipes.
Com a adição do Sub-20, no campo, e do Sub-15, no futsal, o número de categorias chegou a 11. Na lista detalhada de categorias temos: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Aberto Masculino, Aberto Feminino, Veterano, Futsal Aberto Masculino e Futsal Aberto Feminino.
Os números são superlativos, mas o que esperar de um estado (e consequentemente sua capital) que revelou craques como Vavá, Zequinha, Rivaldo, Russo, Juninho Pernambucano, Iranildo, Givanildo Oliveira, Biro-Biro, Almir Pernambucano, Hernanes, Manga, entre outros tantos boleiros. A lista é extensa, mas todos tem algo em comum, despontaram para o Brasil e para o mundo a partir dos clubes da capital pernambucana, além de serem crias do futebol de várzea da capital ou do interior.
O torneio é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e os jogos de campo se estendem até dezembro. Já no futsal, as finais acontecem ainda neste mês de agosto, com datas ainda a serem divulgadas.
Formação de Árbitros
Numa etapa anterior à competição, a Secretaria de Esportes disponibilizou uma formação para todos os interessados em atuar nas mais diferentes áreas de arbitragem do Recife Bom de Bola 2023. O trabalho aconteceu entre os dias 5 de abril a 31 de julho. A partir da capacitação, todos os participantes ficaram aptos a atuar como árbitro, delegado, assistente de arbitragem e quarto árbitro. O curso focou no estudo da aplicação das regras do futebol, além das explanações teóricas, com debates, palestras e aulas práticas.
Comentários