X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Pernambuco

Recife sedia maior campeonato de futebol de várzea do mundo

Abertura do campeonato, que reúne 629 equipes e 15.387 atletas, acontece neste domingo, com 32 partidas só na primeira rodada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Recife sedia maior campeonato de futebol de várzea do mundo
|  Foto: Divulgação . Maurício Ferry / PCR

Futebol e final de semana. Essa união, que já virou marca registrada brasileira, ganha um novo significado a partir de hoje no Recife. Conhecida dentro e fora do país por sua “mania de grandeza”, no melhor dos sentidos, a capital pernambucana será palco, a partir deste domingo, do maior campeonato em linha reta de futebol de várzea do mundo, o Recife Bom de Bola 2023.

Brincadeiras à parte, a competição traz, de fato, números positivos para o esporte amador mais querido dos brasileiros. Ao todo, serão 32 partidas só na primeira rodada - em duas categorias: Aberto Masculino e Sub-20. 

Na disputa estão 480 equipes de campo e 149 de futsal, totalizando 629 times competindo. A estimativa é de 15.387 jogadores e jogadoras participem da competição, o que representa um aumento de 15% em relação ao torneio anterior, quando 13.381 atletas amadores participaram do campeonato, divididos em 514 equipes.

Com a adição do Sub-20, no campo, e do Sub-15, no futsal, o número de categorias chegou a 11. Na lista detalhada de categorias temos: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Aberto Masculino, Aberto Feminino, Veterano, Futsal Aberto Masculino e Futsal Aberto Feminino.

Os números são superlativos, mas o que esperar de um estado (e consequentemente sua capital) que revelou craques como Vavá, Zequinha, Rivaldo, Russo, Juninho Pernambucano, Iranildo, Givanildo Oliveira, Biro-Biro, Almir Pernambucano,  Hernanes, Manga, entre outros tantos boleiros. A lista é extensa, mas todos tem algo em comum, despontaram para o Brasil e para o mundo a partir dos clubes da capital pernambucana, além de serem crias do futebol de várzea da capital ou do interior.

O torneio é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e os jogos de campo se estendem até dezembro. Já no futsal, as finais acontecem ainda neste mês de agosto, com datas ainda a serem divulgadas. 

Formação de Árbitros

Numa etapa anterior à competição, a Secretaria de Esportes disponibilizou uma formação para todos os interessados em atuar nas mais diferentes áreas de arbitragem do Recife Bom de Bola 2023. O trabalho aconteceu entre os dias 5 de abril a 31 de julho. A partir da capacitação, todos os participantes ficaram aptos a atuar como árbitro, delegado, assistente de arbitragem e quarto árbitro. O curso focou no estudo da aplicação das regras do futebol, além das explanações teóricas, com debates, palestras e aulas práticas.    

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: