Pernambuco viabiliza voo da Latam do Recife para Petrolina, no Sertão do estado
Rota passará a ser operada pela Latam Airlines Brasil a partir de outubro, , de forma inédita, contando com três frequências semanais
Escute essa reportagem

Uma articulação do Governo de Pernambuco em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos garantiu um novo voo entre o Recife e Petrolina, no Sertão do São Francisco.
A rota passará a ser operada pela Latam Airlines Brasil a partir de outubro, de forma inédita, contando com três frequências semanais, fortalecendo a conectividade da região e gerando benefícios para o turismo, comércio e o setor agrícola, atividades que são fundamentais para a economia local.
“Esse novo voo para Petrolina é um marco importante para o desenvolvimento do Sertão de Pernambuco. A conectividade é um fator fundamental para o progresso de qualquer região, e, com esse voo, vamos promover mais acesso e oportunidades de negócios e impulsionar setores essenciais como o turismo e a agricultura, que são tão fortes naquela região. Agradeço à Latam pela parceria e pelo apoio ao crescimento de Pernambuco", destacou a governadora Raquel Lyra.
O acordo para a rota Recife-Petrolina pela Latam foi formalizado em reunião entre o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba; o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; e o CEO da Latam, Jerome Cadier, nesta quarta-feira (9), em Brasília. A governadora Raquel Lyra tratou do tema com o secretário estadual e o ministro em uma ligação telefônica na noite desta quarta.
“Ao lado das companhias aéreas e do governo de Pernambuco, o Ministério de Portos e Aeroportos tem trabalhado para ampliar cada vez mais a oferta de voos no estado. A criação dessa nova operação vem para atender uma demanda antiga do povo pernambucano, além de alavancar a economia dos municípios. Petrolina é um importante polo econômico e turístico de Pernambuco. O setor aéreo também tem crescido na região. No ano passado, quase 500 mil turistas utilizaram o aeroporto de Petrolina. Resultado 5% superior ao ano de 2023. Quando um voo é criado, novos empregos são gerados”, destacou Silvio Costa Filho, Ministro dos Portos e Aeroportos.
“Este novo voo é uma conquista da gestão estadual para o turismo e para a economia de Pernambuco. A rota impulsiona os negócios no Vale do São Francisco. Além de Petrolina, há impacto positivo em cidades como Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e outras localidades da região que são fortes não apenas no enoturismo e na vitivinicultura, mas também na produção e exportação de frutas. É mais um impulso de desenvolvimento em todos esses setores”, afirmou o secretário Kaio Maniçoba.
O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, destacou a forte relação da companhia aérea com Pernambuco. “Mais um anúncio importante para a expansão da malha aérea em Pernambuco. Desta vez, com a Latam conectando nossa capital a Petrolina, promovendo ainda mais desenvolvimento para o Sertão do Estado. Desde o ano passado, a companhia tem apostado em Pernambuco, resultado de uma relação de parceria entre o governo estadual e o presidente Jerome Cadier, que confiou na nossa gestão para aumentar sua participação em nosso Estado”, comemorou.
Essa nova rota, que chega para apoiar o desenvolvimento do sertão pernambucano, deve transportar ainda toneladas de cargas da região para a capital, principalmente frutas, que poderão ser exportadas a outros países por meio de conexões na malha aérea da Latam.
“A Latam agradece os esforços do Governo de Pernambuco e do Ministério dos Portos e Aeroportos em ajudar a viabilizar a rota Recife-Petrolina. O esforço conjunto possibilitou à Latam a abertura dessa nova rota, conectando ainda mais o estado com o mundo aumentando o fluxo turístico internacional, via conexão em Recife, com voos da Latam”, comenta Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.
ROTAS
O Governo de Pernambuco tem se empenhado de maneira constante e estratégica na articulação de novas rotas aéreas, visando ampliar as opções de conectividade para a população e impulsionar o crescimento econômico do estado.
Atualmente, a rota Recife-Petrolina conta, diariamente, com um voo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O voo sai da capital às 13h20 e chega à cidade sertaneja às 14h50. O retorno acontece às 15h20, com o pouso no Aeroporto Internacional dos Guararapes às 16h50.
Comentários