Pernambuco tem maior alta industrial do país em fevereiro, porém menor ante a 2025
O crescimento de fevereiro veio após um janeiro desafiador, quando a produção industrial no estado despencou 25,1%
Escute essa reportagem

A indústria pernambucana registrou o melhor desempenho do país em fevereiro, com alta de 6,5% na produção frente a janeiro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) Regional, divulgada nesta terça-feira (08) pelo IBGE.
O resultado, porém, não apaga a crise do setor: na comparação com fevereiro de 2024, houve queda de 21,3%, a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Norte (-24,5%).
RECUPERAÇÃO APÓS COLAPSO HISTÓRICO
O crescimento de fevereiro veio após um janeiro desafiador, quando a produção industrial no estado despencou 25,1% – o pior resultado já registrado na série histórica para o período.
A queda da indústria pernambucana em janeiro representou o maior recuo em toda a série histórica para esse tipo de comparação.
Mas o avanço de fevereiro foi puxado pelo setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que é estratégico em Pernambuco. Parte disso é um movimento compensatório após o tombo de janeiro, mas também reflete a maior alta desde dezembro de 2023", explica Bernardo Almeida, analista do IBGE.
“A queda da indústria pernambucana em janeiro representou o maior recuo em toda a série histórica para esse tipo de comparação. Já em fevereiro, o setor que mais impulsionou esse comportamento positivo. foi o de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, um setor bastante. Atuante na indústria local. O movimento observado em fevereiro é um pouco compensatório em relação a janeiro, eliminando parte da perda, e significa a alta mais intensa para a indústria pernambucana desde dezembro de 2023, quando havia avançado 10,1%”, relembra o analista da PIM, Bernardo Almeida.

NORDESTE E BRASIL EM CONTRASTE
Enquanto Pernambuco liderou o crescimento mensal, sete dos 14 estados pesquisados tiveram queda na produção. As maiores baixas foram na Bahia (-2,6%), Ceará (-1,0%) e São Paulo (-0,8%). No acumulado em 12 meses, 14 dos 17 estados perderam dinamismo, com destaque negativo para Rio Grande do Norte e Espírito Santo.
Em 12 meses, vale destacar, Pernambuco registrou crescimento de 0,8% na produção industrial - desempenho similar ao de 14 dos 17 estados pesquisados.

Destaques da PIM-PF Regional (fevereiro/2025):
* Melhores desempenhos mensais: Pernambuco (+6,5%), Pará (+5,7%), Paraná (+4,1%)
* Piores resultados anuais: Rio Grande do Norte (-24,5%), Pernambuco (-21,3%), Espírito Santo (-4,2%)
*Brasil: variação mensal de -0,1%; Nordeste cresceu 0,3%
Comentários