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Economia

Microinfluenciadores: a estratégia eficiente para alavancar vendas na Black Friday

Data promocional abre oportunidade para teste de novos canais de publicidade e conversão


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Imagem ilustrativa da imagem Microinfluenciadores: a estratégia eficiente para alavancar vendas na Black Friday
Isabela Soller é advogada de formação, mas decidiu apostar no segmento de gestão de carreiras e marketing digital há 10 anos |  Foto: Divulgação

O marketing de influência pode ser uma alternativa estratégica para campanhas publicitárias durante a Black Friday. Ao apostar em influenciadores com um número menor de seguidores, mas com um impacto significativo em suas comunidades virtuais, as marcas podem potencializar suas vendas ao longo do período de promoções até o final de novembro.

Segundo o estudo da Squid, intitulado "Black Friday: Manual para o Sucesso de Campanhas de Conversão", que analisou mais de 800 campanhas com influenciadores, a abordagem com microinfluenciadores, aqueles com predominantemente entre 5 mil e 50 mil seguidores, revelou-se altamente eficaz.

Surpreendentemente, 82% das campanhas de marketing de influência que alcançaram uma performance considerada excelente, com um CRT (Click Through Rate) acima de 12%, optaram por colaborar com esses criadores de conteúdo de menor alcance.

Pioneirismo

Segundo a CEO do Grupo Soller, Isabela Soller, pioneira no agenciamento de influenciadores digitais, o levantamento sugere implicitamente que a influência digital desempenha um papel decisivo ao apresentar promoções, impulsionando, assim, as vendas durante o período da Black Friday.

Ao direcionar estrategicamente as parcerias com microinfluenciadores, as marcas podem se destacar de maneira impactante e eficiente nesse cenário altamente competitivo.

“Direcionar campanhas a microinfluenciadores é uma alternativa que não só diversifica o alcance da marca, levando em consideração que se pulverize a campanha entre influenciadores nessa categoria, mas também reforça o poder de conexão entre os influenciadores e seus seguidores. É um termômetro de responsabilidade, confiança sobre o conteúdo apresentado, inclusive mediante as marcas”, diz Isabela Soller.

A empresária é advogada de formação, mas decidiu mudar de ramo ao apostar, há 10 anos, no segmento de gestão de carreiras e marketing digital.

O poder dos influenciadores no Brasil
De acordo com ela, o Brasil já figura entre os países que mais compram produtos recomendados por influenciadores. Isso abre um grande leque o marketing de influência e conversão de vendas aliadas à disseminação de propósito.

A CEO Grupo Soller orienta que já é a hora de planejar o que vender, selecionando os produtos que terão destaque nessa temporada de promoções, com base no desejo dos clientes, e também em como vender, focado sobretudo nas campanhas digitais e com auxílio dos influenciadores.

Alinhamento 

Ainda segundo Isabela Soller, para além da possibilidade de segmentar públicos, é importante conhecer bem o perfil dos influenciadores, acompanhá-lo e buscar o alinhamento do perfil da marca, do público que consome o seu produto e do público que acompanha o digital influencer. Fatores esses indispensáveis ao match que gera conversão.

Um outro levantamento preparado pelo Google, para este ano, aponta que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras para a data. Sete em cada dez consumidores pretendem gastar igual ou até mais do que investiu em 2022 na compra de itens durante a Black Friday - o que significa crescimento de cinco pontos percentuais sobre os resultados do ano passado.

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