GNV mais barato: 100 mil motoristas de PE vão pagar menos a partir de fevereiro
Redução de quase 5% no gás veicular e queda no custo para indústrias prometem movimentar a economia do Estado; veja novos valores e beneficiados
A partir de 1º de fevereiro de 2026, os motoristas que param nos postos de Pernambuco para abastecer com Gás Natural Veicular encontram um alívio no bolso. A tarifa do produto recua -4,93% em todo o Estado. A medida, autorizada pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), atinge diretamente cerca de 100 mil pessoas que dependem do combustível para trabalhar, como taxistas, motoristas de aplicativo e fretistas.
Atualmente, Pernambuco ocupa o posto de quarta maior frota de carros convertidos para gás no Brasil. São 130 postos espalhados por várias regiões. Na ponta do lápis, o GNV garante uma economia de quase 50% em comparação com a gasolina ou o álcool em veículos pequenos.
Indústria e economia
O corte no preço não para nas bombas de combustível. O gás que chega pelo cano para as fábricas, comércios e casas também fica mais barato. Em média, a redução geral é de -4,85%, deixando o valor na casa dos R$ 2,50 por metro cúbico. No setor industrial, o impacto é imediato na produção de mercadorias.
Para grupos que usam o gás para gerar energia elétrica ou climatização, a queda é ainda maior, superando os 5%. A governadora Raquel Lyra reforçou o impacto social da mudança:
“A redução do preço do gás canalizado a partir de fevereiro, beneficiando sobretudo as indústrias instaladas aqui em Pernambuco, promove maior competitividade, impactando a nossa economia e a geração de postos de trabalho. Além disso, essa medida também beneficia os motoristas que poderão abastecer com GNV mais barato, gerando economia para quem utiliza o veículo na geração de renda para suas as famílias. São ações como essa que melhoram a vida de toda a população pernambucana. ,
Por que o preço caiu?
A mudança acontece por causa da revisão trimestral obrigatória. O cálculo da Copergás leva em conta o preço dos fornecedores, a variação do dólar e o valor do barril de petróleo no mercado mundial. O Estado utiliza um mecanismo chamado "Conta Gráfica", que consegue transformar o que seria um aumento de custo em uma redução real para o consumidor final.
Carlos Porto Filho, diretor-presidente da Arpe, explicou o papel da regulação nesse processo:
“Essa medida contribui para compensar pressões de custos em outros setores da economia, reduzir despesas de produção e fortalecer a competitividade. A atuação regulatória da Arpe está integrada às ações do Governo de Pernambuco voltadas ao estímulo da atividade econômica e à geração de renda, com atenção especial à diminuição do impacto no orçamento das famílias.” ,
Com esse ajuste, Pernambuco mantém, segundo o governo, uma das tarifas de gás mais baixas do mercado brasileiro. As revisões de preço ocorrem sempre no primeiro dia dos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro.
Comentários