X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vacinação contra nova variante da Covid-19 começa nesta quarta-feira (22) no Recife

Podem se vacinar crianças de seis meses a cinco anos de idade e pessoas pertencentes a grupos prioritários


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra nova variante da Covid-19 começa nesta quarta-feira (22) no Recife
Vacinação acontece em 170 salas de vacina |  Foto: reprodução

Começa nesta quarta-feira (22) a vacinação contra a subvariante da Covid-19, conhecida como XBB 1.5. A vacinação acontece nos cinco centros de vacinação e 170 salas de vacina espalhadas pelos 8 distritos sanitários do município.

O novo imunizante, produzido pelo laboratório americano Moderna, é uma atualização da vacina monovalente contra a Covid-19, especialmente desenvolvida para combater a variante Ômicron XBB 1.5.  Recife recebeu 25 mil doses da vacina.

O público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos, conforme o calendário básico de vacinação, além de grupos prioritários. “Estamos empenhados em garantir que as crianças e os grupos mais vulneráveis recebam essa importante atualização da vacina. É fundamental que todos compareçam às unidades de saúde para se vacinar”, afirmou a gerente do programa de imunização do Recife, Nádia Carneiro.

ESQUEMA VACINAL

Segundo a norma técnica, é necessário que a população acima de 5 anos de idade, pertencente ao grupo prioritário, tenha um intervalo mínimo de três meses desde a última dose da vacina contra a Covid-19 para receber a vacina da XBB 1.5. E para as crianças (6 meses a menor de 5 anos) na primovacinação, realizar duas doses com intervalo de 4 semanas. "Ressaltamos ainda que com essa nova orientação da vacina Covid-19 pelo Ministério da Saúde (MS), o público acima de 5 anos que não faz parte do grupo prioritário, tem seu esquema de vacinação encerrado", completa a gerente.

Os grupos prioritários para a vacinação incluem pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, quilombolas, gestantes e puérperas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, pessoas imunocomprometidas, funcionários do sistema prisional, pessoas com comorbidades, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade (≥18 anos) e pessoas em situação de rua. Para gestantes, puérperas, imunocomprometidos e idosos, a vacinação deve ser semestral, enquanto os demais grupos prioritários apenas uma vez ao ano.

“A chegada dessa vacina é um marco importante na luta contra a Covid-19. Precisamos continuar vigilantes e assegurar que todos os grupos prioritários sejam vacinados”, destaca Nádia Carneiro.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: