X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Segurança em 1º lugar: cautela até o fim do dia e vigilância ao alerta da APAC

Acompanhe as atualizações da previsão, pois os fenômenos atmosféricos são dinâmicos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Segurança em 1º lugar: cautela até o fim do dia e vigilância ao alerta da APAC
Imagem registradas às 13h53 mostra a atuação dos fenômenos em deslocamento até as imediações de Tabira |  Foto: Reprodução do radar de monitoramento da APAC

Embora não tenha caído o pé d´água que se esperava na tarde, na noite de ontem e madrugada de hoje, um ditado popular conhecido faz todo o sentido para o momento: cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

O alerta de atenção da APAC se mantém para toda esta quinta-feira (21), com possibilidade de chuvas moderadas ou fortes em todas as regiões do Estado, especialmente no Agreste e no Sertão. Até às 21h, há possibilidades de precipitação, mas o final de semana natalino deve ser de sol.

O cenário pode ser alterado por conta da instabilidade dos fenômenos atmosféricos que podem causar as precipitações. Existe a atuação conjunta dos sistemas VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Niveis) e de um pulso da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical). (Veja a instabilidade dos dois sistemas abaixo).

Por isto, há chances de chuva com intensidade moderada a forte em todas as regiões: Sertão e Agreste, Litoral e Zona da Mata.

Nesta tarde, os sistemas estão atuando na região geográfica intermediária de Caruaru, como se estivesse se deslocando até Tabira.

A cor azul escuro indica chuvas de 2.0 mm por hora, enquanto a verde médio aponta chuvas de 5 mm por hora. Já a verde escuro mostra que a precipitação pode chegar até 25 mm por hora. A laranja, por sua vez, pode causar chuvas de até 125 milímetros por hora. Para se ter uma ideia, em Ribeirão, choveu 50 mm/h, Recife 30 mm/h e Jaboatão, 40 mm/h.

Pernambuco está em estado de alerta: saiba o que é

Estado de Observação – Informe de chuva – Chuva observada localizada, sem previsão de continuidade ou com redução gradativa.

Estado de Atenção – Condição significativa, de risco moderado a alto, previsão de fenômenos meteorológicos com potencial severo.

Estado de Alerta – Condição extrema, com risco muito alto, previsão de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Imagine a atmosfera como um grande palco onde diferentes fenômenos climáticos desempenham seus papéis. Dois desses atores são o "VCAN" e o "pulso da ZCIT."

1- VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis): É como um redemoinho de ar lá no alto, o tipo que não vemos, mas que influencia o tempo na superfície. Ele pode bagunçar as coisas e criar condições para chuvas ou tempestades.

2 - ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): É uma área onde ventos de diferentes direções se encontram. Essa junção pode fazer o ar subir, formar nuvens e, eventualmente, resultar em chuvas intensas.

Quando dizemos "atuação conjunta", significa que esses dois atores, o redemoinho de ar lá no alto (VCAN) e o encontro de ventos (ZCIT), estão meio que trabalhando juntos no mesmo espetáculo da atmosfera.

Isso geralmente significa que há condições propícias para eventos meteorológicos mais complexos, como chuvas fortes ou tempestades, especialmente em algumas áreas específicas.

Veja matéria abaixo de Rafaella Pimentel, exibida no Jornal da Tribuna, 1ª edição, conduzido por Moab Augusto.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: