Santuário do Morro da Conceição reaberto oficialmente na manhã desta terça-feira
Oração em ação de graças celebrada por Dom Paulo Jackson, marcou o momento da liberação feita pela governadora Raquel Lyra
Escute essa reportagem
Quase três meses depois do desabamento do telhado, foi reaberto oficialmente, na manhã desta terça-feira (26), o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife.
Uma oração em ação de graças celebrada por Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, marcou o momento da liberação feita pela governadora Raquel Lyra. O pároco do Santuário, padre Emerson Borges, e vários fiéis também estiveram presentes.
As obras de reconstrução da estrutura e recolocação do telhado que começaram no último dia 7 foram financiadas pelo governo de Pernambuco.
A igreja já pode receber os fiéis para a 120ª edição da Festa da Imaculada Conceição do Morro, que começa nesta quinta-feira (28).
A celebração reúne todos os anos mais de um milhão de devotos, que sobem as ladeiras e escadarias em direção à imagem de Nossa Senhora da Conceição. A Festa do Morro termina no dia 8 de dezembro.
Segundo informações da repórter Rafaella Pimentel, da TV Tribuna PE, logo em seguida, o Santuário volta a ser isolado, por mais 60 dias, para os acabamentos finais.
Portas de vidro e piso serão substituídos, e tb serão feitas manutenções na estrutura elétrica e de refrigeração, iluminação e pintura.
A conclusão dessa segunda etapa está prevista para fevereiro de 2025. E o custo de toda reforma é de R$ 3 milhões.
HISTÓRICO
O telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição desabou no dia 30 de agosto deste ano, durante uma ação de distribuição de cestas básicas, quando havia cerca de 60 pessoas na igreja.
Duas pessoas morreram e 25 ficaram feridas. A principal hipótese para a causa do acidente foi a instalação de 130 placas solares no telhado da igreja que juntas pesavam quase quatro toneladas. A investigação ainda não foi concluída.
Comentários