X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Prefeitura inaugura o primeiro Serviço Integrado de Saúde Mental do Recife

Ambulatório fará atendimentos em psiquiatria e demais clínicas da saúde mental


Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura inaugura o primeiro Serviço Integrado de Saúde Mental do Recife
Serviço especializado vai funcionar de segunda à sexta-feira |  Foto: Divulgação/Rodolfo Loepert-PCR

A Prefeitura do Recife inaugurou o Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM), localizado na Rua das Ninfas, na Boa Vista. Com um investimento de mais de R$ 422 mil, segundo a prefeitura, o SIM é voltado para atender adultos em sofrimento psíquico. A unidade, que tem capacidade para realizar cerca de 220 atendimentos mensais, oferece serviços em especialidades como Psiquiatria, Psicologia e Terapia Ocupacional.

O SIM também irá oferecer atividades em grupo e oficinas terapêuticas, com o suporte de uma equipe interdisciplinar que inclui profissionais de Educação Física e oficineiros. A inauguração contou com a presença do prefeito João Campos e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

ABRANGÊNCIA

A prefeitura destacou que o grande diferencial do SIM é a oferta do atendimento especializado, multiprofissional e interdisciplinar dentro de uma perspectiva regular, não exclusiva da atenção à crise ou a casos mais agudos. “Iremos acompanhar o paciente desde o acolhimento ao processo de alta, inclusive com profissionais que não estão na policlínica tradicional, como professores de Educação Física. Além disso, teremos atividades territoriais, discussões clínicas com a Atenção Básica e busca ativa de usuários nos bairros do Distrito Sanitário I (Recife Antigo, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade e Ilha Joana Bezerra) e de outras regiões”, salienta a gerente de Política de Saúde Mental do Recife, Alyne Vieira Lima.

O SIM também funcionará como frente de apoio e retaguarda de outros serviços, tanto para casos leves e moderados como para casos de sofrimento mental agudo e crônico. Ao todo, serão 34 profissionais atuando no local, entre médicos psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de Educação Física, oficineiros, coordenadores e supervisores. O SIM dispõe de recepção, salas de atendimento, de multimídia e de reunião, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, área de convivência e local para embarque e desembarque de ambulância. O funcionamento será de segunda a sexta, das 8h às 17h.

“Com o SIM, será possível ampliar a oferta de cuidados especializados e fortalecer o atendimento a demandas relacionadas a transtornos mentais, diversificando as ofertas de cuidado integral à pessoa em sofrimento psíquico ou portadora de transtornos mentais. Com isso, iremos desafogar a fila de espera por especialidades voltadas para saúde mental, hoje concentradas nas policlínicas. Estamos expandindo e qualificando os serviços da nossa Rede de Atenção Psicossocial (Raps) e isso é um grande ganho para a nossa cidade”, afirma a secretária Luciana Albuquerque. O acesso ao serviço será através do Sistema de Regulação (Sisreg), tanto por meio das unidades da Atenção Básica e dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) quanto das policlínicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: