X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

População em situação de rua no Centro do Recife é tema de seminário

Evento acontece segunda e terça-feira (19 e 20) na sede da OAB-PE e marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem População em situação de rua no Centro do Recife é tema de seminário
Censo mostra que, em 2023, havia 1,8 mil pessoas morando nas ruas do Centro do Recife |  Foto: Divulgação/CDL

A população em situação de rua no Centro do Recife é tema de um seminário, que vai acontecer segunda (19) e terça (20), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), no bairro de Santo Antônio. O encontro é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) em parceria com a OAB-PE e vai reunir representantes de órgãos, entidades e da sociedade civil. A intenção é debater as problemáticas e buscar soluções para minimizar a situação de pessoas que moram nas vias públicas.

Estarão presentes representantes do Ministério Público de Pernambuco, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Câmara Municipal do Recife, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Arquidiocese de Olinda e Recife, Polícia Militar de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco, da População em Situação de Rua, além de de instituições e movimentos que distribuem alimentos.

Dia Nacional

A data da realização do encontro foi escolhida exatamente no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrada no dia 19 de agosto. Foi nesse dia que ocorreu o chamado “Massacre da Sé”, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas em 2004, em São Paulo. Essas 15 pessoas estavam em moradia improvisada e foram brutalmente atacadas na calada da noite.

Estatísticas

Há um ano, um censo divulgado pela Prefeitura do Recife, em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco, trazia dados sobre essa população. Em agosto do ano passado, havia 1.806 pessoas nessas condições. Maioria era formada por homens (76%), pretos e pardos, que representam 80% desse público, em relação à etnia e cor.

Os motivos que levam uma pessoa a morar na rua são diversos. Envolvem conflitos familiares e conjugais, desemprego, perda do rendimento, da habitação, como também abuso de álcool e de outras drogas, sem falar de questões mentais. Resultado: além da situação de vulnerabilidade, há ainda obstáculos dessas pessoas quanto ao acesso à alimentação, higiene, saúde, educação e outros direitos.

Ação em conjunto

Para o presidente da CDL Recife, Fred Leal, é preciso haver uma ação conjunta, envolvendo vários setores da sociedade para trazer nova realidade a essa população. Ele cita a necessidade de ações públicas em parceria com a iniciativa privada e o terceiro setor. “Acreditamos que a moradia e a reocupação do Centro podem também dinamizar essa região tão importante da cidade e trazer mais oportunidades a essa população”, observou o presidente da CDL Recife, Fred Leal.

#Serviço:

O que: Seminário População em Situação de Rua no Centro do Recife - Problemas e Soluções.

Quando: segunda (19) e terça (20). Segunda (19/08) - das 8h às 17h - A Problemática (Palestras). Terça (20/08) - das 8h às 13h | As Soluções Possíveis (Trabalhos em grupo/Plenárias)

Onde: Plenário da OAB-PE - Rua do Imperador Pedro II, nº 346, no bairro de Santo Antônio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: