X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Organizadas causam terror, prejuízo aos torcedores e danos financeiros

Polícia Militar deteve 36 pessoas, incluindo seis em flagrante


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Organizadas causam terror, prejuízo aos torcedores e danos financeiros
Entre os materiais apreendidos com torcedores de organizadas, encontravam-se drogas, granadas de fabricação caseira, fogos de artifício, soqueiras e diversos celulares com queixa de roubo |  Foto: Reprodução de imagens enviadas à TV Tribuna

A Polícia Militar de Pernambuco deteve 36 pessoas, incluindo seis em flagrante por já terem passagens na polícia por homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto. (Veja vídeos abaixo)

As detenções e prisões foram feitas durante o Clássico das Multidões entre Sport e Santa Cruz, no último sábado (20), na Arena de Pernambuco.

De todos, esse foi o confronto mais violento entre as chamadas torcidas organizadas, porque resultou num tiro disparado contra um Policial Militar em serviço, alvejado num dos braços com um tiro, e outras tentativas de homicídio. Nem de longe, esse tipo de rivalidade tem relação ao amor pelo time.

Entre os materiais apreendidos com torcedores de organizadas, encontravam-se drogas, granadas de fabricação caseira, fogos de artifício, soqueiras e diversos celulares com queixa de roubo.

As imagens divulgadas foram aterrorizantes, com falsos torcedores andando em bando, com pedaços de pau e outros materiais perigosos.

Em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (22), o diretor da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), Coronel Amílcar Botelho da Silva, informou que as ações ocorreram em quatro municípios da Região Metropolitana: Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.

Durante o evento, que deveria ser um momento de comemoração e rivalidade saudável, seiscentos policiais estiveram nas ruas para conter as organizadas.

“Esse foi o mais grave que já teve, porque um policial se feriu. Havia homicida, traficante, pessoas envolvidas com roubos e furtos”, disse o coronel. “Isso não é torcedor”, disparou.

Tentativa de homicídio

Esses atos de violência resultaram em quatro tentativas de homicídio, incluindo o caso de um sargento do 17º Batalhão da Polícia Militar, em Paulista, atingido por disparo de armas de fogo.

O policial passou por cirurgia e está em recuperação, enquanto outros três homens, um deles com histórico na polícia, também foram baleados.

As perdas emocionais e econômicas

A violência entre torcidas causa uma sucessão de perdas para o futebol. As ações violentas realizadas por torcidas organizadas durante o Clássico das Multidões geram prejuízos que ultrapassam os limites do campo esportivo.

Os danos se estendem aos times envolvidos, impactando na imagem e reputação. Além disso, a violência afeta a atmosfera dos estádios, causando preocupação nos patrocinadores e desencorajando a participação de famílias e torcedores pacíficos. Os pequenos comerciantes ao redor dos estádios e nas proximidades se prejudicam, impactando na geração de renda.

Crianças e idosos mais vulneráveis

Os prejuízos também se estendem à segurança das pessoas que circulavam nas ruas, gerando temor e insegurança. A população, incluindo crianças e idosos, foi exposta a situações perigosas, comprometendo sua integridade física e emocional.

Os recursos

Os custos para a sociedade são significativos, uma vez que a mobilização policial demanda investimentos expressivos. Os danos ao patrimônio público, como vandalismo e destruição de equipamentos, sobrecarregam os cofres públicos, recursos que poderiam ser direcionados para áreas mais necessitadas.

A reputação dos times

As ações violentas das torcidas organizadas causam um impacto prejudicial que vai além do âmbito esportivo. Essa conduta compromete a integridade dos times, a segurança nas ruas e gera custos significativos para a sociedade como um todo. 


Imagens de violência das torcidas organizadas durante o clássico das Multidões. Vídeo enviado à TV Tribuna
Passageiros, comerciantes e pessoas que circulavam na Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, viveram momentos de terror. Nem de longe, essa movimentação pode estar relacionada a amor ao time. 

Torcidas organizadas assustam quem estava no bairro da Boa Vista, no centro da capital. Vídeo enviado à TV Tribuna

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: